Games

Maranhenses se destacam com criação de games locais

Em "Vem Guarnicê", produzido pela Ops Game Studio, a cultura maranhense é explorada através de desafios e músicas do folclore maranhense; indo além das fronteiras, o grupo Studio Clop participa de um dos maiores eventos de games do mundo, em Tóquio

Bárbara Lauria / Equipe O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15

São Luís – O Maranhão passou a ser destaque no mundo da tecnologia com a criação de games, para diversas plataformas, fazendo uso da cultura e do folclore local. Criado pela Ops Game Studio, a partir de um documentário que está sendo produzido pela Catirina Filmes, com apoio da Manguezá Produções sobre a volta do São João após dois anos de pandemia, o jogo "Vem Guarnicê" conta sobre a cultura do Maranhão através de músicas, danças e personagens locais.

O jogo "Vem Guarnicê" está disponível para Android e IOS

“É um produto transmídia que conta um pouco sobre a dificuldade que os brincantes da cultura do Maranhão passaram durante a pandemia, pois foram impedidos de manifestarem sua cultura. Por isso, o objetivo do jogo é combater esse mal que impede o São João através de manifestações culturais”, explica Nuninho Neto, sócio da Ops Game Studio e produtor técnico do jogo “Vem Guarnicê”.

Tendo a Manu como a personagem principal, o enredo do jogo conta que forças malignas invadiram os principais arraiais do Maranhão e deixaram nossos brincantes e lendas tristes. Com o poder da máscara de Cazumbá, o jogador deve resgatar a alegria e ajude os brincantes a dançarem novamente com muito ritmo e musicalidade.

“Nós tivemos muita colaboração cultural para produção do jogo. Fizemos parceria com a Catirina Filmes e a Manguezá Produções, e ainda tivemos auxílio de grandes músicos locais para fazermos a trilha sonora do jogo e trazer o São João maranhense para as telas”, diz o produtor técnico.

A Ops Game Studio ainda destacou que o objetivo era consegui patrocínio com o jogo para repassar para os grupos culturais do São João maranhense, porém o objetivo ainda não foi alcançado. “Infelizmente ainda não conseguimos o patrocínio, fizemos tudo com nossos recursos, mas ainda estamos procurando, pois o objetivo é repassar esse dinheiro para os brincantes e os grupos culturais que tiveram que suspender suas atividades”, fala Nuninho Neto.

Equipe Ops Game Studio

O jogo "Vem Guarnicê" está disponível para celular e pode ser baixado gratuitamente nas lojas App Store (iOS) e Play Store (Android).

Do outro lado do mundo

O Maranhão também foi destaque fora do país. Neste ano o estado será representado na Tokyo Game Show 2021 com o jogo UniDuni, desenvolvido pelo Studio Clops. O festival é um dos eventos mais renomados do mundo na área de videogames, contando com a presença de grandes empresas do ramo, como Microsoft, Capcom, Sega e Ubisoft.

UniDuni é destaque na Tokyo Game Show 2021

O UniDuni também foi escolhido para integrar a mostra competitiva Sense of Wonder Night (SOWN), da Tokyo Game Show, uma seleção de jogos independentes que causam uma “sensação de maravilha”. O objetivo é dar destaque aos games que apresentam ideias únicas e inovadoras. A mostra vai premiar os jogos vencedores nas categorias de melhor jogo por voto popular e melhor game design.

Desenvolvido por maranhenses, o UniDuni é um jogo de plataforma cooperativo 2D. Com gráficos nostálgicos de pixel art, o game promete proporcionar uma experiência divertida e leve para todos, até mesmo para os não jogadores.

“UniDuni é um jogo que tem duas formas bem distintas de ser jogado, uma explora a coordenação e a outra a cooperação. O desafio de jogar sozinho é controlar e sincronizar ambos os personagens para superar os obstáculos. Já com dois jogadores, cada decisão tem que ser combinada pra que a execução seja acertada, o foco na comunicação e interação é muito maior”, destaca Heitor Dias, co-fundador do Studio Clops.

O UniDuni foi pensado para ser um jogo que reforça os elos entre os jogadores. “Aprendemos que o que faz o jogo ser divertido são as pessoas e como elas vão interagindo com o jogo. Alguns jogadores tentam buscar a execução perfeita, outros tentam se ajudar ao máximo, já alguns tentam sempre dar um jeito de sabotar os amigos e todas as formas de jogar sempre rendem boas risadas”, completa Heitor Dias.

O estúdio vai lançar uma versão de demonstração especial do jogo para o festival, com suporte em oito idiomas, incluindo Português e Japonês.

A Tokyo Game Show vai ser realizada de forma online entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro. Confira a programação completa em: https://tgs.nikkeibp.co.jp/tgs/2021/en/contents/program.html.

Para apoiar o jogo, basta entrar na página do UniDuni na Steam (https://store.steampowered.com/app/1305150/UniDuni/) e adicioná-lo à lista de desejos. No site, também é possível baixar uma versão de demonstração gratuita do game.

O Studio Clops foi criado em 2013 e é voltado para o desenvolvimento de jogos independentes, focando em criar games com gráficos 2D que combinam uma jogabilidade divertida e gráficos incríveis. A equipe é formada por: Heitor Dias, especialista em Game Art 2D, é o artista principal e diretor de criação; Rob Araújo, especialista em 3D Character Art, atua como Game Designer e é o diretor de marketing; e Rafael Solano, especialista em Pixel Art e Animação, atua como estagiário artista generalista.

Em 2019, o estúdio foi selecionado no edital de startups do Programa Inova Maranhão, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). O investimento possibilitou que o estúdio pudesse iniciar o desenvolvimento do UniDuni.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.