Covid-19

Número de óbitos diminuiu 85,1% em relação a igual período em 2020

Epidemiologista Antônio Moura da Silva tem observado a tendência de queda no estado; no último domingo, o Maranhão não apresentou nenhum óbito; ocupação de leitos de UTI e clínicos está estável no estado

Kethlen Mata/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Casos de covid, óbitos em decorrência da doença e ocupação de leitos estão em queda no Maranhão (LEITOS DA COVID)

São Luís – O número de mortes por Covid-19 diminuiu 85,1% em relação ao mesmo período do ano passado, levando em consideração o espaço de tempo de 17 a 20 de setembro de 2020. Esse intervalo foi escolhido porque no último dia 19 o Maranhão não apresentou nenhum óbito pela doença. De acordo com os boletins da Secretaria de Estado da Saúde (SES), até esta terça-feira (21), às 17h, 10.136 pessoas já haviam morrido em decorrência do vírus em todo o estado.

A única cidade do Maranhão a registrar morte por Covid-19, no boletim divulgado na segunda (20) foi Fortaleza dos Nogueiras, município localizado a 709 km da capital São Luís. A tendência de queda está sendo observada há algum tempo, inclusive, pelo médico epidemiologista Antônio Moura da Silva – que faz balanços semanais sobre a pandemia, em seu perfil no Instagram.

“Nesta semana, a transmissão da Covid-19 ficou mais baixa em todo o Maranhão. O número de casos continua caindo, semana após semana. A mesma coisa continua acontecendo, felizmente, com o número de óbitos”, afirmou Antônio.
De acordo com o boletim do InfoGripe, a incidência de hospitalizações pela Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) continua decrescente no estado do Maranhão. Segundo o epidemiologista, em São Luís, o quadro tende a ficar estável.

Leitos
Quanto ao número de leitos para a Covid-19 no estado, a situação está controlada. Na Grande Ilha, até o boletim do dia 20 de setembro, 34 pessoas ocupavam leitos de UTI (22,67%); dos leitos de enfermaria, 38 estavam ocupados (19,00%).
Em Imperatriz, a situação não é muito diferente. De 32 leitos disponíveis de UTI, apenas 12 estavam ocupados, ou seja, 37,50%. Os leitos clínicos estavam com taxa de ocupação de 38,24%.

Nas demais regiões do estado, os leitos também estavam com baixa taxa de ocupação. De 110 leitos de UTI, apenas 34 (30,91%) estão em uso. Quanto aos de enfermaria, 52 (30,59%) de 170 estão sendo utilizados para tratar da Covid-19.
Aos poucos os leitos exclusivos para Covid-19 estão sendo desativados. Neste mesmo período do ano, em 2020, eram 382 leitos de enfermaria disponíveis na Grande Ilha, atualmente são 200.

Cobertura vacinal
A queda no número de casos continua e óbitos por coronavírus começaram a ser notadas, com mais frequência, após o avanço na vacinação. “Essa queda reflete o aumento da cobertura da vacinação contra Covid-19, que esta semana, no estado como um todo, subiu quatro pontos percentuais na segunda dose. Aqui na capital aumentou sete pontos percentuais. Ainda estamos um pouco distantes da imunidade de rebanho”, destacou o epidemiologista.

NÚMEROS

85,1% queda número de óbitos
22,67% ocupação de leitos e UTI (São Luís)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.