Pandemia

Maranhão recebe mais de 480 mil vacinas em menos de uma semana

Apenas na semana passada chegaram 278.900 doses e, no último sábado, o estado recebeu mais 205.240; 68 mil doses eram da Janssen, 81.900 da Pfizer e 129 mil da Astrazeneca

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Doses de vacina que chegaram ao Maranhão foram encaminhadas para municípios, para imunização (vacina contra a covid)

São Luís - Em menos de uma semana, o Maranhão recebeu, do Ministério da Saúde, 484.140 doses de vacinas contra o novo coronavírus. Na semana passada, o estado havia recebido 278.900 doses e, no último sábado, chegaram mais 205.240. Do total de doses que desembarcaram na semana passada, 68 mil eram da Janssen, 81.900 da Pfizer e 129 mil da Astrazeneca.

No último sábado, 3, foram 82.250 doses de AstraZeneca, 68 mil da Janssen e 54.990 da Pfizer . Na semana passada, o Maranhão recebeu, também, 81.600 seringas. Todo o material foi encaminhado para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos do Maranhão, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), responsável pela distribuição dos imunizantes. Com as doses adicionais, o processo de imunização poderá continuar na região metropolitana de São Luís e nos demais municípios maranhenses.

De acordo com a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde, Tayara Pereira, o governo trabalha com agilidade e compromisso para que todas as doses sejam, o mais rapidamente, entregues às cidades, que darão continuidade à vacinação contra a doença de forma ágil para reduzir a curva de contágio.

Transporte
A distribuição para os municípios do interior continua sendo realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança, por meio do Centro Tático Aéreo, que usa dois helicópteros e um avião. As vacinas levadas das regionais aos municípios são transportadas em vans refrigeradas.

Com a chegada das novas doses, a capital, São Luís, deverá retomar o processo de imunização dos retardatários na faixa etária dos 30 anos, que aguardam para tomar a primeira dose. As aplicadas mais recentemente tiveram como público-alvo jovens na faixa etária de 34 anos para cima.

Até agora, o Ministério da Saúde já entregou aos estados e DF mais de 135 milhões de doses de vacinas Covid-19. Mais de 100 milhões de doses já foram aplicadas, sendo que 47% da população-alvo já recebeu a primeira dose e quase 17%, a segunda dose ou dose única das vacinas.

SAIBA MAIS

Janssen

Entre os públicos a serem vacinados com a Janssen, que tem dose única, estão pessoas em situação de rua, caminhoneiros e pessoas de 59 a 55 anos. A imunização pode acontecer, também, de acordo com o andamento da vacinação nos municípios.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.