São Luís - A cidade de Rosário foi palco, na noite desta quarta-feira (2), de um forte protesto em frente à Câmara Municipal, logo após uma segunda cassação do prefeito eleito da cidade, Calvet Filho (PSC).
Várias pessoas reuniram-se em frente ao Legislativo municipal e atiraram ovos contra o prédio. A Polícia Militar foi acionada para conter o ato. A manifestação foi convocada após a Câmara cassar novamente o prefeito, dando posse à vice, Cláudia Angeles (PT).
A petista, contudo, passou pouco mais de uma hora no cargo, porque uma decisão do desembargador Marcelo Carvalho, do Tribunal de Justiça, tornou sem efeito a sessão da Câmara que depôs o gestor eleito do cargo.
Segundo caso
Continua após a publicidade..
Calvet Filho já havia sido afastado do posto de prefeito de Rosário pela Câmara, em maio. Dias depois , contudo, a juíza Karine Lopes de Castro, titular da 1ª Vara da Comarca de Rosário, determinou o seu retorno ao cargo.
Em seu despacho, a magistrada deu razão aos três principais argumentos da defesa: de que os vereadores descumpriram o rito regimental ao dar um único voto, cada, para todas as acusações contra o gestor; ao votar nominalmente, quando a votação deveria ser secreta; e ao se permitir que o presidente votasse mesmo sem ter havido necessidade de voto de minerva – o que acabou contribuindo para que se chegasse aos 2/3 de votos exigidos para a cassação.
A decisão foi posteriormente mantida por Marcelo Carvalho, o mesmo desembargador que, na quarta-feira, determinou a suspensão da nova sessão da Câmara que mais uma vez cassou Calvet Filho. Com o despacho, o prefeito eleito segue no comando do Município.
Saiba Mais
- Câmara cassa o mandato do prefeito de Rosário
- Candidatas laranjas provocam cassação de toda a chapa, decide TSE
- Conselho de ética se reúne para instaurar processos
- Justiça eleitoral da 74ª zona cassa mandato de prefeito e vice de Lago do Junco
- TSE adia julgamento da chapa Dilma-Temer; sessão deve ficar para fim de abril
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Política