Brasília - Quatro municípios na Bahia obtiveram reconhecimento federal de situação de emergência devido ao prolongado período sem chuvas. Anagé, Igaporã, Pintadas e Ribeira do Pombal se somam a outras 60 cidades baianas - distribuídas por quase todo o estado - que registram estiagem neste período. Arame (MA) e Novo Progresso (PA) foram afetados pela ocorrência de chuvas intensas. A medida foi publicada nesta terça (27) no Diário Oficial da União (DOU).
Feira Nova, em Sergipe, registra emergência pelo mesmo desastre. A cidade gaúcha de São Jerônimo, em especial, vive a situação excepcional de uma emergência causada por enxurradas, um mês após registrar a ocorrência de estiagem: uma chuva intensa na região serrana do município provocou um forte escoamento que afetou pontes e estradas, deixando cerca de 2 mil pessoas ilhadas por 72 horas.
Após a publicação do reconhecimento federal, os municípios podem solicitar recursos para restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura danificada pelos desastres. Com base nas informações enviadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres Naturais (S2iD), a equipe técnica da Defesa Civil nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada Portaria no DOU com a especificação do valor a ser liberado.
Saiba Mais
- Defesa Civil vai repassar mais de 270 mil reais à cidade de Conceição do Lago Açu
- Para evitar tragédias, Defesa Civil monitora áreas de risco
- Defesa Civil de São Luís aumentará proteção de encosta na Vila Embratel
- Defesa Civil Nacional repassa R$ 4,3 milhões para ações de recuperação em cinco estados
- Defesa Civil contabiliza 10 ocorrências em consequência das chuvas no estado
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Geral