Vacinação

Consórcio envia técnicos à Rússia para agilizar envio da Sputnik V

Representantes se juntam à comitiva da Anvisa para avaliar os procedimentos e acelerar o processo de compra dos imunizantes contra a Covid-19

Thiago Bastos / Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Vacina russa Sputnik V, se liberada pela Anvisa, será comprada por Consórcio do Nordeste do qual MA faz parte (vacina Sputinik V)

Consórcio Nordeste – que no dia 13 do mês passado anunciou a compra de 37 milhões de doses de vacina Sputnik V e que tem como integrante o estado do Maranhão – enviou à Rússia dois representantes técnicos para acelerar o processo de envio das doses.

O objetivo da agenda é minimizar os efeitos da concorrência pela vacina contra a Covid-19. A definição para envio de representante ocorreu no domingo (18) em agenda a qual o governador Flávio Dino (PCdoB) participou via conferência.

Segundo informou o Consórcio a O Estado, os enviados pela entidade – sendo um deles o secretário-executivo do Consórcio, Carlos Gabas e o outro o subsecretário Thiago Lopes Campos - estão na Rússia e devem cumprir, nos próximos dias, reuniões com membros do Ministério da Saúde do país europeu, do Fundo Soberano Russo e do Instituto Gamaleya, responsável pelas doses.

A O Estado, o governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias (PT), disse que uma das metas é otimizar os trâmites da negociação e viabilizar uma aeronave para que, ocorrendo a liberação brasileira de importação, seja executado de forma imediata o transporte das doses ao Brasil. “O objetivo é este, até para também iniciar esta imunização ainda no mês de abril”, disse.

Os contatos entre Rússia e Consórcio Nordeste, antes da agenda presencial entre as partes, eram feitos de forma remota. No entanto, a preocupação com a escassez do produto, com a demora (de acordo com o Consórcio) na autorização para a importação do imunizante fez com que a comitiva fosse enviada.

Paralelo

Em paralelo, o Consórcio Brasil Central (BrC), composto também pelo Maranhão e que firmou recentemente acordo para a compra dos imunizantes, por enquanto, não enviou representação à Rússia.

Além do Consórcio, desde sábado (17), cinco membros da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estão no território russo para acompanhar o cumprimento das diretrizes de fabricação da Sputnik V. A agenda terá continuidade, segundo a Anvisa, hoje e prosseguirá até sexta-feira, 24.

Na visita, a comitiva da Anvisa se divide em duas cidades – Vladimir e Ufa – para acompanhar desde o processo de composição até a embalagem dos imunizantes.

Segundo a Anvisa, “por ser um produto de alta complexidade biológica e estéril, a produção de vacinas deve seguir níveis elevados de exigência técnica, que envolve todos os aspectos que podem influenciar na produção da vacina”.

Sobre o prazo para definição acerca do pedido de importação feito pelo Maranhão ao Supremo Tribunal Federal (STF) e acatado pela Corte, a Anvisa ratificou que trabalha com o prazo de 30 dias - contados a partir do dia 29 do mês passado – para a manifestação. O órgão diz que o trabalho de checagem, por enquanto, deve acontecer até às vésperas deste prazo.

Relembre

Na semana passada, O Estado revelou que – além das 4,5 milhões de doses contratadas pelo Maranhão via Consórcio Nordeste – outras 4 milhões de doses da vacina Sputnik V via Consórcio BrC também podem ser adquiridas. Para a compra via Consórcio Nordeste, serão gastos pelo Maranhão R$ 253 milhões. Para a compra Via Consórcio BrC, por cláusulas de confidencialidade, os valores não foram revelados.

Visita à Rússia é pioneira no mundo, aponta Anvisa

A O Estado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que a visita do órgão à Rússia é considerada pioneira já que, segundo o órgão, até o momento “nenhuma outra agência de referência do mundo inspecionou a linha de fabricação” do imunizante.

Segundo a Anvisa, a inspeção foi agendada diretamente entre o Fundo Russo e a Anvisa e estava previamente marcada para a semana passada. No entanto, de acordo com a Anvisa, o adiamento da agenda para esta semana foi feito “a pedido do Fundo Soberano Russo”.

De acordo com o governo maranhense, a Sputnik V possui eficácia no uso de 91%. Além da CoronaVac, o Maranhão utiliza a AstraZeneca como imunizante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.