São Luís - As cirurgias eletivas de baixa e média complexidade na rede estadual foram reduzidas em 50%, até que o cenário epidemiológico seja favorável à retomada dos procedimentos. Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), as cirurgias de alta complexidade estão seguindo o cronograma normal, a exemplo das cirurgias cardíacas adultas e pediátricas, neurocirurgias e as cirurgias hemodinâmicas.
A SES divulgou, ainda, que os pacientes estão sendo comunicados sobre a suspensão das cirurgias, que serão remarcadas e cada paciente previamente avisado. No Hospital Universitário Presidente Dutra (HU-UFMA), no entanto, os procedimentos continuam normalmente, segundo informou a Assessoria de Imprensa da unidade de saúde.
As cirurgias eletivas são destinadas aos pacientes que estão aguardando pelos procedimentos na fila de espera. A funcionária pública Eleonora Marinho contou que já precisou se submeter a um procedimento, mas teve de adiá-lo, por causa da redução do atendimento neste período de pandemia. “É o jeito, porque está difícil para todos os lados. É necessário que eles organizem e dêem as prioridades, pois o coronavírus está solto e a gente não pode brincar”, disse.
Em dezembro do ano passado, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Maranhão estavam sendo direcionados à rede particular, por meio de convênio. Elas eram destinadas aos pacientes que aguardavam pelos procedimentos na fila de espera do Hospital Dr. Carlos Macieira, referência cirúrgica de média e alta complexidade no Maranhão.
Continua após a publicidade..
O objetivo era dar vazão às cirurgias eletivas que ficaram represadas durante o período mais crítico da pandemia do novo coronavírus em 2020, quando os serviços tiveram que ser suspensos. Inicialmente, foram seis meses de convênio, que beneficiaram mais de 4 mil pacientes.
SAIBA MAIS
O Maranhão chegou a 216.210 casos de Covid-19 e 4.949 mortes pela Covid-19. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Nas últimas 24 horas, foram registrados 268 novos casos. Das infecções, 104 foram na Grande Ilha, 15 em Imperatriz e 149 nos demais municípios do estado. Até o momento, 202.001 pacientes já se recuperaram da Covid-19.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.