Agricultura

Região produtora de soja no estado integra roteiro do Rally da Safra

Expedição privada, que está em sua 18ª edição e é realizada pela Agroconsult, pega a estrada em janeiro para avaliar safras de soja e milho em várias regiões do Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Técnicos da Agroconsult durante edição anterior do Rally da Safra em fazenda de soja na região produtora de Balsas (Rally da safra)

SÃO LUÍS - Dia 24 de janeiro vai ser dada a largada para mais uma edição do Rally da Safra – projeto realizado pela Agroconsult que chega à 18ª edição em 2021, Em 17 temporadas viajando pelas principais regiões produtoras do Brasil, a expedição soma 970 mil quilômetros percorridos, 20 mil lavouras avaliadas e mais de 36 mil participações em eventos. E mais uma vez a região produtora de Balsas, no sul do Maranhão, está no roteiro.

Em 2021, o Rally da Safra volta a percorrer as principais regiões produtoras de soja e milho do Brasil, tanto de forma presencial quanto virtual. O formato foi renovado para dar mais segurança aos participantes, prevendo o retorno das atividades de campo, mas levando o Rally ainda mais longe.

Serão 26 equipes que farão o levantamento da safra de soja e milho de segunda safra. A região produtora do sul do Maranhão será acompanhada pela equipe 18, que estará em Balsas nos dias 8 e 9 de março.

Uma comunicação digital mais intensa aprofundará o contato com os produtores para levantar informação de qualidade. Foi elaborado um plano de contingência para trazer mais previsibilidade à execução do projeto, que visa realizar o levantamento técnico das condições da safra, conversa com produtores e apresentação ao mercado das tecnologias e serviços que as empresa tem a oferecer.

Pandemia

O ano de 2020 foi uma prova de fogo. O Rally da Safra estava no final da etapa de avaliação da safra de soja, em março, quando veio a pandemia – e, com ela, as restrições à locomoção e às aglomerações, o fechamento do comércio e uma onda de temor que ainda causa dificuldades a boa parte das atividades econômicas, especialmente para o setor de eventos, que precisa se reinventar.

O Rally da Safra transformou-se rapidamente num evento digital. A 2ª etapa, com foco nas avaliações do milho 2ª safra, aconteceu de modo 100% virtual. O contato com os produtores foi mantido por meio de plataformas de videoconferência, com resultados surpreendentemente positivos.

Foi possível conversar com um número maior de agricultores, em mais regiões do Brasil e aprofundar o conhecimento sobre a safra. Os eventos presenciais tornaram-se lives pela internet, com uma nova roupagem – mais moderna, informal e participativa. O levantamento de safra ocorreu de forma colaborativa, com centenas de técnicos espalhados por todo o Brasil.

O sucesso do novo formato trouxe a certeza de que o Rally da Safra nunca mais seria o mesmo. Ainda que as restrições às viagens e aglomerações sejam relaxadas daqui em diante, o formato digital veio para ficar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.