Energia

Região dos Lençóis Maranhenses ganhará uma nova subestação

A obra da Equatorial Maranhão trará melhoria para mais de 60 mil pessoas em quatro municípios

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Obras da nova subestação Lençóis, em Humberto de Campos (Subestação Lençóis)

Com vistas a ampliar e melhorar o fornecimento de energia elétrica da região em torno do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a Equatorial Maranhão iniciou a construção da nova subestação Lençóis, que beneficiará mais de 60 mil pessoas com uma energia elétrica mais firme e de qualidade.

A obra, que foi iniciada em julho e deve ser concluída em dezembro deste ano, está localizada às margens da BR-402, no município de Humberto de Campos. Além da construção da nova subestação, também está sendo construída uma nova rede de distribuição, com 68 km, que interligará as subestações Urbano Santos e Lençóis.

Para a construção da nova subestação Lençóis e da rede de distribuição, estão sendo investidos cerca de R$ 18 milhões. Com potência instalada de 12,5 MVA (megavolt-ampere), a subestação possibilitará uma maior qualidade da energia elétrica para os municípios de Humberto de Campos, Santo Amaro, Morros e Primeira Cruz.

Todo esse investimento contribuirá para o crescimento da região, aumentando seu potencial turístico e de novos investimentos que só são permitidos quando se tem um sistema elétrico confiável e com constantes melhorias.

Continua após a publicidade..

Investimento e tecnologia

De acordo com a Equatorial, a subestação e a rede de distribuição irão permitir o atendimento ao crescimento do mercado na região, além do nível de tensão adequado e maior flexibilidade entre as redes de distribuição. A subestação conta com sistema de Self Healing (Recomposição Automática), que possibilita a realização de manobras na rede elétrica sem a necessidade de intervenção dos controladores do Centro de Operações Integradas da Equatorial Maranhão.

Este sistema é um dos primeiros a ser implantado no Brasil e faz parte do investimento da Companhia em Redes Elétricas Inteligentes (Smart Grids). Outro avanço é que a nova subestação já nasce digitalizada, ou seja, sua supervisão é remota, assim como as demais subestações.

Para o presidente da Equatorial Maranhão, Augusto Dantas, obras como estas refletem o quanto o estado tem crescido e como a energia elétrica é importante para essa evolução. “A energia da Equatorial Maranhão contribui todos os dias para o crescimento do Maranhão. A cada dia o Estado se desenvolve mais. Esse conjunto de obras visa melhorar a confiabilidade, qualidade e segurança do fornecimento de energia elétrica para mais de 60 mil pessoas em quatro municípios na região dos Lençóis Maranhenses, o que reflete no desenvolvimento de todo o Maranhão. Nós temos muito orgulho de investir e fazer parte de tudo isso”, destacou Augusto Dantas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.