São Luís - Moradores da Rua do Outeiro, no centro de São Luís, estão reclamando da grande quantidade de entulho depositado em alguns trechos da via, principalmente sobre calçadas, o que tem atraído insetos e provocado odor o dia inteiro, comprometendo a saúde de quem trabalha naquela região da cidade.
O problema persiste há várias semanas, segundo transeuntes e pessoas que trabalham na área. “Eles jogam tudo que acham, o que deixa as calçadas um nojo. Tenho passado por aqui e observado que a sujeira só aumenta. Acredito que o ideal seria a Prefeitura retirar o entulho e colocar algum aviso para proibir que as pessoas façam essa área de depósito de lixo”, disse Leonardo Aguiar, que mora no Centro.
Banheiro
O desrespeito com a via pública também ocorre nas proximidades das bancas de revistas, removidas da Praça Deodoro (à época da reforma) para a Rua do Outeiro, próximo ao antigo prédio do Colégio Marista. Alguns trechos, atrás das bancas, estão sendo utilizados como banheiro público. Antônio Cantanhede, proprietário de uma das bancas de revista, lamentou. “Infelizmente, isso tem acontecido e nos atrapalha até a trabalhar”, contou.
O problema foi abordado inclusive nas redes sociais. O jornalista Joel Jacinto indignou-se e postou fotos da sujeira, escrevendo: “SOS Rua do Outeiro. Tá um nojo só. Virou depósito de entulhos”.
Continua após a publicidade..
A prática de colocar em entulho sobre vias públicas, principalmente sobre calçadas e terrenos baldios, acontece na cidade inteira. No centro, há flagrantes em outros pontos do bairro, inclusive próximo a praças. No Centro Histórico, o problema se repete em algumas ruas, onde há materiais descartados sobre calçadas. Geralmente, quem descarta o faz durante a noite, para que ninguém veja.
Na Rua Nossa Senhora da Guia, na Macaúba, moradores da área não se intimidam com a placa instalada proibindo lixo no local e descartam tudo o que não devem ao lado da vala, acumulando lixo e atraindo urubus, além de outros bichos.
O Comitê Gestor da Limpeza Urbana da Prefeitura de São Luís informou que realiza a remoção dos resíduos descartados irregularmente na Rua do Outeiro duas vezes por semana, podendo aumentar de acordo com a demanda.
O órgão comunicou que intensificará a fiscalização na área, a fim de identificar os responsáveis e adotar as medidas necessárias, que consiste em notificação; e, em caso de reincidência, autuação e multa, conforme prevê a Lei Municipal 6.321/2018. O Comitê pediu a colaboração da comunidade, para que também denuncie a prática irregular por meio da Central de Atendimento: 0800 098 1636.
Saiba Mais
- Destinação inadequada de lixo cresce 16% em dez anos
- Lixo inapropriado é descartado no São Francisco
- Após noite de folia, circuitos de Carnaval ficam repletos de lixo
- Lixo descartado indevidamente oferece de risco de contaminação à população
- Lixões ocupam avenida e ruas nos bairros São Francisco e Ilhinha
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.