Testes para Covid-19

Secretário de Saúde do DF é preso por suspeita de irregularidades

Foram expedidos 44 mandados de busca e apreensão e sete de prisão. Entre detidos estão integrantes da cúpula da pasta

Globo.com

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
(Secretário DF)

O secretário de saúde do Distrito Federal, Francisco Araújo, foi preso preventivamente na manhã desta terça-feira (25), em uma operação que investiga supostas irregularidades na compra de testes para detecção da Covid-19. Ele foi detido no apartamento onde mora, no Noroeste.

Trata-se da segunda fase da operação Falso Negativo, deflagrada pelo Ministério Público do DF. Ao todo, foram expedidos 44 mandados de busca e apreensão e sete de prisão preventiva. Entre os detidos estão:

Francisco Araújo - secretário de Saúde do DF
Ricardo Tavares Mendes - ex-secretário adjunto de Assistência à Saúde do DF
Eduardo Hage Carmo - subsecretário de Vigilância à Saúde do DF
Eduardo Seara Machado Pojo do Rego - secretário adjunto de Gestão em Saúde do DF
Jorge Antônio Chamon Júnior - diretor do Laboratório Central do DF
Ramon Santana Lopes Azevedo - assessor especial da Secretaria de Saúde do DF

A decisão que autorizou a operação está em sigilo e é do desembargador Humberto Adjuto Ulhôa, do Tribunal de Justiça do DF. As ordem judiciais estão sendo cumpridas em outros oito estados, onde estão as empresas fornecedoras dos testes. São eles:

Goiás
São Paulo
Rio de Janeiro
Bahia
Santa Catarina
Mato Grosso
Espírito Santo
Rio Grande do Sul

Segundo o MPDFT, o objetivo da operação é desmantelar uma suposta organização criminosa instalada dentro da Secretaria de Saúde do DF para fraudar a escolha de fornecedores e superfaturar a compra dos testes, feita com dispensa de licitação. Os investigadores afirmam que o prejuízo aos cofres públicos chega a R$ 18 milhões.

As apurações, lideradas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pela Procuradoria-Geral de Justiça do MPDFT, apontam ainda baixa qualidade dos testes, que podem dar falso resultado negativo.

São investigados crimes de fraude à licitação, lavagem de dinheiro, crime contra a ordem econômica (cartel), organização criminosa, corrupção ativa e passiva.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.