Volta às aulas

Escolas particulares se preparam para nova etapa do retorno gradual

Após retorno às aulas presenciais de alunos do 3º ano, instituições privadas se preparam para receber estudantes de outras séries

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Alunos de escolas particulares estão voltando gradualmente à aula presencial; o 3º ano do ensino médio já voltou (volta às aulas)

São Luís – A escola é vista como um espaço de contato, em que a aprendizagem é feita em conjunto, e é justamente por esse motivo que os estudantes estão ansiosos para voltar às aulas. Pensando nisso, algumas instituições particulares de ensino, que já estão liberadas para o início das aulas presenciais desde o dia 3, estão se preparando e orientando alunos, pais e responsáveis para o retorno de forma segura.

Geovana e Laura são irmãs e fazem a 2ª série do ensino médio e o 6º ano do ensino fundamental, respectivamente. Ambas passaram a pandemia em Ensino a Distância (EaD) e mal podem esperar para retornar à escola, contudo, a mãe das meninas sente receio no retorno às aulas. “Tenho muito medo. Acho que as aulas deveriam ocorrer por EaD até o fim do ano, para já sabermos melhor como o vírus age, mas elas querem muito ir, e como não possuem nenhuma comorbidade vou deixar, mas com todos os cuidados”, contou Catarina Silva, pedagoga e mãe das meninas. A pedagoga ainda disse que para garantir todos os cuidados, suas filhas foram orientadas a sempre andar com mais de uma máscara, trocar de duas em duas horas, não compartilhar objetos com colegas e fazer o uso do álcool em gel.

Para a escola privada localizada no Renascença essa orientação é essencial ser feita em conjunto com os pais e, por isso, a instituição organizou eventos online, lives e palestras virtuais com educadores, infectologistas e até mesmo costureiras que ensinassem sobre a produção de máscaras, para manter pais e alunos informados. “É importante que também haja um apoio dos pais e responsáveis, para que a criança entenda que não pode ter contato e abraços. Sabemos que crianças ainda não tem tanta maturidade para entender o que está acontecendo e, por isso, é importante esse apoio”, explicou Igor Melo, coordenador de ensino.

“É preciso, acima de tudo, nesse momento, pensarmos no coletivo e não apenas em interesses individuais. Os pais também precisam ajudar, conscientizando as crianças de que precisam usar a máscara o tempo todo na escola, mesmo que seja incômodo. Devem levar mais de uma máscara, pois pode cair no chão e precisar ser trocada. E muito importante, também, é não permitir que a criança vá à escola se estiver com algum sintoma de gripe, por mais leve que seja. E mais, se algum membro da família estiver com sintomas gripais, a criança, mesmo que saudável, também deve evitar ir à escola, naquele momento. Só assim, pensando no coletivo e agindo com a máxima responsabilidade e cuidado, poderemos juntos vencer esse momento e evitar contaminações em massa”, explicou a médica infectologista, Giselle Boumann.

Foco no 3º ano
Devido a proximidade do Enem 2020 e de outros vestibulares, os alunos do 3º ano se tornaram prioridades das escolas e estão sendo os primeiros a retornar às aulas presenciais. Matheus Soares tem 18 anos e está no 3º ano do ensino médio, ansioso para o retorno de suas aulas no dia 10 de agosto, para retomar a rotina de estudos, visando os vestibulares.

“Nas aulas presenciais eu posso ter mais embasamento do que estou aprendendo, já que estou em um contato direto com professor e alunos. Meus estudos atrasaram um pouco devido a pandemia e ao EaD, pois o ensino a distância é péssimo para quem já está acostumado com a forma presencial”, frisou o estudante.

A coordenadora do Ensino médio, Mirene de Oliveira, de escola privada localizada no bairro Renascença, contou que com o foco no 3º ano, as aulas estão voltando ao normal e é possível que alunos que tenham rendimento melhor em turmas presenciais continuem estudando, e aqueles que apresentaram melhor rendimento em EaD podem continuar acompanhando as aulas ao vivo de casa.

SAIBA MAIS

Medidas Sanitárias

Para garantir a segurança dos alunos, as instituições privadas adotaram medidas que foram produzidas em parceria com médicos epidemiologistas e apoio dos pais. O Sindicato de Estabelecimentos de Ensino Privado (Sinepe) orienta que todas as instituições que decidirem retornar às aulas presenciais, que siga os protocolos sanitários. Igor Melo destaca que os alunos que não se adaptarem a essas medidas terão que permanecer no Ead. Algumas das medidas são:

- Limpeza e desinfecção de ambientes escolares;

- Áreas comuns das escolas foram fechadas temporariamente para evitar aglomerações;

- O recreio ocorre dentro das salas de aula e cada aluno precisa levar seu lanche e garrafa de água (Em algumas escolas a lanchonete leva o lanche para cada aluno evitando o uso de espaços comuns);

- O uso de máscaras é obrigatório e cada aluno deve levar mais de uma em um saco adequado para despejar, posteriormente, a máscara já utilizada;

- Apenas metade de cada turma pode assistir as aulas presenciais, enquanto a outra metade assiste ao vivo, simultaneamente de casa;

- Aulas de Educação Física, provas e sumulados ocorrem apenas à distância e de forma online.

- Disponibilização de álcool em gel para alunos e em corredores e salas de aulas;

- Organização para a ida em banheiros.

Enem 2020

Devido a pandemia da Covid-19, após consulta pública, o Ministério da Educação (MEC) mudou as datas da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os meses de janeiro e fevereiro de 2021. A nova data foi definida mais de quatro meses após a suspensão das aulas presenciais e fechamentos das escolas em todo o Brasil por causa da disseminação do coronavírus.

Segundo o MEC, a data não prejudicará o ingresso dos aprovados nas universidades no primeiro semestre de 2021. As provas serão aplicadas nas seguintes datas:

- Provas impressas: 17 e 24 de janeiro, para 5,7 milhões inscritos

- Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro, para 96 mil inscritos

- Reaplicação da prova: 24 e 25 de fevereiro (para pessoas afetadas por eventuais problemas de estrutura)

- Resultados: a partir de 29 de março


Painel Covid

De acordo com o boletim epidemiológico publicado pela Secretária de Estado da Saúde (SES) na última terça-feira (4), O Maranhão possui:

123.887 casos confirmados da Covid-19
8.743 casos ativos
10.336 casos confirmados de pessoas entre 0 e 19 anos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.