Violência

Três assassinatos a tiros marcam a noite de terça-feira na Ilha

Violência assusta na região da Grande Ilha e um dos crimes ocorreu no Vassoural e a vítima foi um subtenente do Corpo de Bombeiros Militar

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Quinze mortes violentas já ocorreram durante este mês junho, segundo dados da Secretaria de Segurança (ASSASSINATOS )

SÃO LUÍS - Três pessoas foram assassinadas a tiros somente durante o período da noite de terça-feira, 9, na Grande Ilha e um total de 15 mortes violentas já ocorreram no decorrer deste mês, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Um dos casos ocorreu no bairro Vassoural, em Paço do Lumiar, e a vítima foi o subtenente do Corpo de Bombeiros Militar, Valber Nélio Costa Pereira, de 57 anos, que ainda teve a sua pistola roubada.

A polícia informou que o bombeiro foi abordado pelos criminosos, que estavam em um veículo Gol, quando chegava em sua residência, no Vassoura. Este carro havia sido roubado na Ilha. A vítima reagiu ao assalto e houve troca de tiros em plena via pública.

O subtenente acabou sendo baleado na cabeça e levado primeiramente para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Vitória pelos seus familiares, mas, devido à gravidade do ferimento, teve que ser encaminhado para o Hospital Municipal Socorrão I, no Centro, mas morreu antes de ser submetido a tratamento cirúrgico. Há informações de que um dos bandidos também foi baleado, mas não foi levado para o hospital.

Os criminosos fugiram e levaram a arma do bombeiro. A polícia ainda nessa noite realizou um cerco na Grande Ilha e conseguiu prender duas pessoas suspeitas de terem ajudado na fuga dos outros envolvidos nessa ação criminosa. Os detidos foram apresentados na sede da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP), na Avenida Beira-Mar.

O caso está sendo investigado como crime de latrocínio (roubo seguido de morte). Ainda segundo a polícia, as incursões continuam sendo realizadas na Região Metropolitana de São Luís para prender os outros criminosos como também encontrar a arma de fogo da vítima.

Mais assassinatos

A polícia ainda registrou na noite de terça-feira, 9, uma execução em São José de Ribamar que teve como vítima Helli dos Santos Lima, de 18 anos. De acordo com a polícia, a vítima estava dentro de um táxi-lotação quando foi abordada pelos criminosos, que estavam em um veículo Gol branco. A vítima morreu sentada no banco carona e, segundo a polícia, o condutor do carro e os outros passageiros não ficaram feridos. O carro ficou crivado de bala.

A equipe da SHPP esteve no local do crime onde ouviu algumas testemunhas. A polícia não revelou a motivação do crime, mas, existe a possibilidade de ter sido realizado por integrantes de uma facção criminosa que, além de praticar assassinatos, também são acusados de tráfico de entorpecentes.

A Polícia Civil também está investigando o assassinato de Marcos Vinícius Araújo, de 23 anos. Segundo a polícia, ele foi morto a tiros desferidos por homens, não identificados, no decorrer da noite de terça-feira, no bairro do Anjo da Guarda, área Itaqui-Bacanga.

Cronologia das mortes durante este mês na Ilha

Dia 3: vítima, não identificada, na Vila Vitória

Dia 5: Tony Carlos da Cruz de Jesus, de 34 anos, na Vila Isabel

Dia 6: Valmir da Silva Oliveira, de 33 anos, no São Cristóvão; Talita de Oliveira Frizero, de 27 anos; Graça Maria Pereira de Oliveira, de 58 anos, ambas no Quintas do Calhau; Matheus Laune Nunes, de 18 anos, no Conjunto Jaguarema; David Wallison Cabral de Sousa, de 25 anos, no Jardim Tropical.

Dia 7: José Oscar de Freitas Filho, de 50 anos, no Parque Araçagi

Dia 8: João Victor Sousa da Silva, de 20 anos, na Vila São José; Joelson Neris Rodrigues, de 29 anos, na Vila Conceição.

Dia 9: Helli dos Santos Lima, de 18 anos, Outeiro; Marcos Vinicius R. Araújo, de 23 anos, no Anjo da Guarda; Rafael Washington Correa Ribeiro, de 32 anos, no Distrito industrial; Raimundo Nonato Pires dos Santos, de 47 anos, na Jordoa; e Valber Néio Costa Pereira, de 57 anos, no Vassoural.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.