Pandemia

Autoridades alemãs alertam que crise do coronavírus está longe do fim

Governo afirmou que pandemia não foi superada, apesar de o país estar reativando sua economia

Reuters

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Angêla Merkel, primeira ministra da Alemanha, durante entrevista (Chanceler alemã Angela Merkel durante reunião da União Europeia ontem em Bruxelas)

BERLIM - Autoridades alemãs alertaram nesta quinta-feira que a crise do coronavírus está longe do fim, apesar de o país estar reativando sua economia lentamente e tentando voltar à normalidade.

A Alemanha relatou mais de 166 mil infecções e mais de 7 mil mortes, mas a nação mais populosa da União Europeia está se saindo melhor do que alguns de seus pares devido aos exames precoces e às medidas de distanciamento. “Não estamos vivendo o pós-pandemia agora... na verdade estamos vivendo no meio da pandemia, uma que estará conosco por algum tempo – ao menos este ano, e isso sendo muito otimista”, disse Helge Braun, chefe de gabinete da chanceler, Angela Merkel, à rádio Deutschlandfunk nesta quinta-feira.

O Instituto Robert Koch (RKI), autoridade de saúde que tem um papel central no combate à doença, disse que é preciso ficar particularmente atento no outono, apontando indícios de que o vírus pode ter um padrão sazonal ligeiro e provocar mais casos nos meses de inverno.

Mas o vice-presidente do RKI, Lars Schaade, disse: “É claro que é possível o número de casos subir de novo antecipadamente e termos uma segunda onda – é quando o comportamento humano volta a relaxar, de forma que ocorre um número mais alto de transmissões”.

Apesar de se ter registrado o maior número de infecções novas desde a sexta-feira passada, a tendência de casos novos em declínio se mantém, disse Schaade nesta quinta-feira.

Merkel anunciou medidas para relaxar o isolamento e lançou um mecanismo de “freio de emergência” que permitiria reativar as restrições caso as infecções voltassem a subir.

Schaade disse que tentar reabrir a sociedade é algo certo, mas alertou que a pandemia provavelmente durará muitos meses mais. “Todas as medidas trazem um certo risco”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.