Roteiro

Casa Josué Montello e Arquivo Público oferecem opções culturais

Dicas de leitura e exposição documental podem ser encontradas nos sites e redes sociais dos dois órgãos que preparam programação especial, neste período de isolamento, para que as pessoas tenham entretenimento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Interior da Casa de Cultura Josué Montello (casa de cultura josué montello)

Para que as pessoas tenham um período de isolamento social com entretenimento e conhecimento durante a pandemia do Covid-19, a Casa de Cultura Josué Montello montou uma programação virtual com diversas opções culturais. O conteúdo está sendo disponibilizado pelo site http://casas.cultura.ma.gov.br/ccjm/ e pelas redes sociais no Instagram @cjosuemontello e Facebook @casaculturajosuemontello. Uma das novidades do Arquivo Público do Estado do Maranhão no ano de 2020 tem sido promover exposições virtuais pelo site da instituição (http://casas.cultura.ma.gov.br/apem/).

“Às segundas-feiras continuaremos com as dicas de leituras dos romances do escritor Josué Montello, que iniciamos desde o dia 30 de março, às quartas-feiras teremos o ‘Você Sabia?’, com curiosidades sobre o escritor”, informou a diretora, Joseane Sousa.

A Casa de Cultura Josué Montello é instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Secma). Possui uma Biblioteca especializada em literatura, um Museu e Arquivo pessoal do escritor Josué Montello. Destina-se a promover estudos, pesquisas e trabalhos nas áreas da literatura, artes, ciências sociais, história, geografia, contribuindo para a preservação da memória e da produção artística e cultural do Estado.


Arquivo Público
Atualmente, o Arquivo está com a exposição “A Cultura Indígena e sua Contribuição para a História”, organizada a partir da leitura de documentos oficiais selecionados dos setores de Códice, Avulsos e da Biblioteca do APEM, sobre a referida temática. A mostra é realizada em alusão ao Dia do Índio, comemorado no dia 19 de abril.

Os documentos que integram a exposição são fontes primárias existentes no órgão, e revelam um universo importante da história no Maranhão. O objetivo é despertar o interesse de estudantes em conhecer e explorar o rico acervo de documentos sobre os povos indígenas. O endereço para visitação virtual é http://apem.cultura.ma.gov.br/expo/indio/.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.