Luto

Morre empresário Nicolau Duailibe Neto

Empresário, que era proprietário do Café Caravelas e foi presidente do Maranhão Atlético Clube na década de 1970 e uma grande referência esportiva, tinha 99 anos e estava internado em hospital na capital maranhense

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
(nicolau)

São Luís - Faleceu ontem o empresário Nicolau Duailibe Neto, proprietário da empresa Café Caravelas e que foi presidente do Maranhão Atlético Clube na década de 1970. Ele tinha 99 anos e deixa sete filhos, dentre eles, a deputada estadual Helena Duailibe.

Nicolau Duailibe Neto estava internado no Hospital São Domingos, unidade de saúde da rede privada. Em nota, a família disse que o “Velho Guerreiro”, como era conhecido, deixa uma marca de 99 anos espalhando amor, solidariedade e simpatia por onde passava.

“Homem de fibra, gravou seu nome no comércio e no esporte maranhense, à frente do Café Caravelas e do Maranhão Atlético Clube. Ele sempre viverá em nossos corações. A nós, aumenta a responsabilidade de seguir honrando sua história e seu legado”, diz a nota.
Assembleia

Em nota, o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto, lamentou o falecimento do empresário, pai da deputada estadual Helena Duailibe e avô de Nicolau Duailibe Leitão (campeão brasileiro amador de xadrez) e de Rafael Duailibe Leitão (campeão mundial de xadrez). “Nicolau Duailibe deixa uma grande lacuna no comércio e no esporte maranhense”, disse Othelino Neto.

O Maranhão Atlético Clube manifestou pesar pelo falecimento de seu ex-presidente. Em nota, disse que Nicolau foi dos mais notáveis dirigentes do MAC e do futebol maranhense, por várias décadas, especialmente nos anos 1980. E que, com amor e dedicação, contribuiu para a construção de uma das mais belas histórias do futebol maranhense à frente do MAC, cuja atuação foi importante também no fortalecimento de outras modalidades, como basquete, vôlei e tênis de mesa.

MAC
“Neste momento de dor, o MAC, por meio do conjunto de seus dirigentes, atletas, funcionários e torcedores, manifesta solidariedade à família e amigos rogando a Deus que conforte os corações de todos. Nossa gratidão e respeito pelo legado do eterno presidente Nicolau Duailibe Neto, o “Velho Guerreiro” ao Maranhão Atlético Clube”, diz a nota.

A Federação Maranhense de Futebol, por meio de sua Diretoria e colaboradores, também lamenta o falecimento do Nicolau. Em sua homenagem, decretou luto oficial de 3 dias no futebol maranhense e informou que o troféu do “Campeonato Maranhense 100 anos 2020” passará a ser chamado “Troféu Nicolau Duailibe Neto”.

O ex-presidente da República, José Sarney, disse que recebeu a notícia com grande pesar e, em nota, ressaltou que o empresário era um homem muito bom e que tinha um grande conceito da cidade, a quem Deus deu a abertura de uma longa vida, tendo a oportunidade de realizar na classe empresarial uma obra sempre tida como de um homem honesto, correto, inovador e que deixou um nome na história do empresariado maranhense.

Nota de Pesar José Sarney

“Recebi a notícia com grande pesar, pois Nicolau Duailibe Neto era um homem muito bom e que tinha um grande conceito da cidade, a quem Deus deu a abertura de uma longa vida, tendo a oportunidade de realizar na classe empresarial uma obra sempre tida como de um homem honesto, correto, inovador e que deixou um nome na história do empresariado maranhense. Ele constituiu uma família bonita, com filhos que lhe deram muitas alegrias, prestaram e ainda prestam serviços ao Maranhão, e que, por isso, são pessoas que merecem o respeito da sociedade. Eu quero apresentar à família o meu pesar e, ao mesmo tempo, dizer que perdi um grande amigo, por quem tinha uma grande estima”.


Nota de Pesar da Federação Maranhense de Futebol

É com profundo pesar que a Federação Maranhense de Futebol, por meio de sua Diretoria e colaboradores, lamenta o falecimento do senhor Nicolau Duailibe Neto, então com 99 anos e ex-presidente do Maranhão Atlético Clube.

Em sua homenagem, fica decretado o luto oficial de 3 dias no futebol maranhense, e seja denominado o troféu do _“Campeonato Maranhense 100 anos 2020”, de Troféu Nicolau Duailibe Neto.


Nota de Pesar do Maranhão Atlético Clube

O Maranhão Atlético Clube manifesta profundo pesar pelo falecimento do ex-presidente Nicolau Duailibe Neto, neste domingo (19), em São Luís.
Nicolau foi dos mais notáveis dirigentes do MAC e do futebol maranhense, por várias décadas, especialmente nos anos 80.

Com amor e dedicação contribuiu para a construção de uma das mais belas histórias do futebol maranhense à frente do MAC, cuja atuação foi importante também no fortalecimento de outras modalidades, como basquete, vôlei e tênis de mesa.

Neste momento de dor, o MAC, por meio do conjunto de seus dirigentes, atletas, funcionários e torcedores, manifesta solidariedade à família e amigos rogando a Deus que conforte os corações de todos.
Nossa gratidão e respeito pelo legado do eterno presidente Nicolau Duailibe Neto, o “Velho Guerreiro” ao Maranhão Atlético Clube.


Nota de Pesar de Othelino Neto

Com imenso pesar, a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão lamenta o falecimento do empresário Nicolau Duailibe Neto, de 99 anos, ocorrido na manhã deste domingo (19), em São Luís.
Nicolau Duailibe, pai da deputada estadual Helena Duailibe e avô de Nicolau Duailibe Leitão, campeão brasileiro amador de xadrez, e de Rafael Duailibe Leitão, campeão mundial, deixa uma grande lacuna no comércio e no esporte maranhense.

Conhecido como “Velho Guerreiro”, Nicolau ficará marcado por sua história e legado como presidente do Maranhão Atletico Clube (MAC) e como proprietário do Café Caravelas.
Neste momento de tristeza e dor, a Alema se solidariza com familiares e amigos de Nicolau Duailibe, que espalhava amor, solidariedade e simpatia por onde passava.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.