Estado Maior

O apelo!

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

Com o aumento expressivo de casos da Covid-19 no Maranhão, a apresentação em uma entrevista coletiva mostrou um Flávio Dino com uma expressão diferente do que se costuma olhar. Os números, dessa vez, não exaltavam a gestão comunista no Maranhão.

Pelo contrário, os dados justificam a expressão de preocupação do gestor maranhense e que não há espaço para qualquer tipo de comemoração ou a mínima alegria.

É crescente o número de pessoas com o novo coronavírus. O aumento, em média, foi de 11,5 por pessoas por dia durante cinco dias.

O motivo para a preocupação de Dino é que o sistema de saúde pode sucumbir se esta média de aumento for esta ou até maior.

“A situação já não é tão confortável como no início da semana”, disse Dino, com o olhar de preocupação.

Além das medidas restritivas e com sanções mais duras para manter o mínimo de pessoas nas ruas, o governador do Maranhão apelou para a consciência de cada maranhense.

“Pelo amor de Deus, precisamos entender isso”, aumentou o tom o governador, tentando mostrar a todos que os casos aumentam e a possibilidade real de não poder garantir a vida de todos é um fato.

As aulas se mantêm suspensas, o transporte interestadual também. Comércio - parte dele, na verdade - deve se manter fechado.

Ressaltando a apelação do governador, é preciso que todos tenham a consciência de que o momento exige o isolamento social e isso acontecerá somente com a atitude individual de cada maranhense.

Testagem
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), até a noite de quintafeira, 2, foram realizados apenas 1.533 testes laboratoriais para Covid-19 no Maranhão.

O Estado tem, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pouco mais de 7 milhões de habitantes.

Sendo assim, a cobertura de testagem para o novo coronavírus em solo maranhense representa apenas algo em torno de 0,02% da população total.

Negado
O fim do prazo para a filiação partidária estava marcado para este sábado, 4. O PP, do deputado federal André Fufuca, até tentou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prorrogar a data.

No entanto, não teve sucesso. A presidente do TSE, ministra Rosa Weber, disse que o partido não apresentou justificativas que mostrassem a necessidade de aumentar o tempo para as filiações.

O PP pedia que o prazo para que os postulantes a mandato eletivo em 2020 se filiarem fosse estendido até o dia 30 de maio.

Posição
O ministro Luiz Barroso, vice-presidente do TSE, praticamente descartou a ideia de prorrogação de mandatos dos atuais prefeitos e vereadores no Brasil.

O motivo para as declarações do ministro vem da possibilidade de adiar as eleições municipais devido à crise causada pelo novo coronavírus.

Se a posição de Barroso for compartilhada pela maioria da Corte, os detentores de mandato de São Luís – que torcem para mais tempo na cadeira – terão que correr para conseguir a reeleição ainda em 2020.

Movimentos
Mesmo com a crise sanitária devido à Covid-19, ainda estão sendo feitos movimentos rumos a disputa eleitoral em São Luís.

O PSL, comandado pelo vereador Chico Carvalho, iniciou tratativas com o Republicanos, que tem como pré-candidato na capital, o deputado Duarte Júnior.

Com isso, o PSL se afasta do projeto do DEM – que é ter Neto Evangelista na Prefeitura de São Luís – e deverá fechar com Duarte Júnior.

Motivos
E pelo que apurou a coluna, o DEM deverá perder o apoio do PSL – que estava praticamente certo – devido ao PDT do senador Weverton Rocha.

Nas conversas para fechar a aliança, os principais espaços já estavam dados pelo DEM ao PDT. Um exemplo é a vaga de vice na chapa de Evangelista, que deverá ficar com um familiar de Weverton.

O Republicano foi na contramão do caminho do projeto DEM/PDT e deverá garantir espaços estratégicos para o PSL.

DE OLHO
R$ 32,1milhões É O VALOR arrecadado a menos nos últimos sete dias úteis do mês de março deste ano em comparação ao mesmo
período de 2019.

Menos arrecadação
O governo estadual já está com a arrecadação menor. Esta é uma das consequências da crise causada pelo novo coronavírus.

O Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) foi menos arrecadado nos últimos sete dias úteis de março.

Claro que isso é o reflexo do fechamento de parte do comércio determinado pelo governador Flávio Dino (PCdoB) como uma das medidas para evitar a proliferação do vírus no Maranhão.

E MAIS

• O juiz federal Wellington de Castro participou na sexta-feira, 3, da sua última sessão como membro efetivo da TRE do Maranhão, devido ao término de seu biênio no próximo dia 5 de abril.

• A despedida ocorreu durante a quarta sessão ordinária por videoconferência do Tribunal Regional Eleitoral, transmitida ao vivo pelo canal TRE-MA do YouTube.

• O juiz federal será substituído pelo também juiz federal Ronaldo Destêrro, que tomará posse no dia 13 de abri

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.