Imunização

Locais de vacinação contra H1N1 são alterados após temporal em SL

Enxurrada que atingiu a Grande São Luís na tarde de terça, 31, causou vários transtornos, inclusive mudanças na campanha de vacinação contra Influenza; postos foram levados para outras escolas

Kethlen Mata/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
UEB Neiva Moreira, no Bequimão, foi substituída pela UEB Mariana Pavão, na Avenida Contorno, Rio Anil (UEB Mariana Pavão, Rio Anil)

Mais de 8 mil pessoas já foram vacinadas contra a gripe H1N1, somente nesta segunda-feira, 30, e terça-feira, 31, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Até ontem, 96.439 doses haviam sido aplicadas, com uma cobertura aproximada de 38,4%. Neste caso, estão excluídos professores, membros das forças armadas e comorbidades. Suspensa após o primeiro dia de campanha, a ação voltou com medidas diferentes, como a adoção do sistema de drive-thru para os idosos. As crianças de 6 meses até 6 anos de idade e idosos a partir de 60 anos estão sendo imunizadas também em escolas, porém, com o temporal que atingiu a Região Metropolitana de São Luís durante o dia de ontem, 31, alguns pontos de imunização foram alterados.

“Por causa de problemas estruturais e de logística causados pelas fortes chuvas da tarde de ontem [terça-feira], dois locais foram modificados”, afirmou a Semus em nota. A Prefeitura de São Luís seguiu a campanha da seguinte forma: a UEB Anexo Ronald Carvalho, no Planalto Turu II, que estava realizando a vacinação de crianças e idosos, deu lugar ao Centro de Ensino João Paulo II, localizada na Avenida 5, Turu. Já a UEB Neiva Moreira, no Bequimão, foi substituída pela UEB Mariana Pavão, que funciona na Avenida Contorno, Rio Anil.

Público-alvo
O público-alvo nessa fase, são apenas idosos a partir de 60 anos e crianças de 6 meses até 6 anos, a imunização vai considerar pessoas com nomes iniciados pelas letras A, B, C e D. As letras A e B receberam imunização nos dias 30 e 31/3 e 1º/4 e as letras C e D recebem vacinação nos dias 2 e 3/4. O cronograma será atualizado por semana, até que todos estejam imunizados. A meta total da campanha, que deve ser finalizada no dia 22 de maio, é imunizar um total de 200.835 mil pessoas apenas na primeira fase, que se encerra no próximo dia 15.

Os idosos têm mais uma opção exclusiva, o sistema de drive-thru, que está funcionando na avenida do Contorno, no Complexo do Castelinho (área de provas do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão Detran /MA), das 8h às 16h.
A Semus disse ainda, que há vacinas em estoque e que está em contato permanente com o Ministério da Saúde (MS) para o envio de novas doses.

SAIBA MAIS

GRIPE H1N1

A gripe H1N1 se trata de uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe, conhecida também, como gripe Influenza tipo A ou ainda, gripe suína. O vírus influenza é transmitido de uma pessoa para outra, através de partículas que saem da boca, por meio do espirro, tosse ou fala. Além disso, é possível pegar a gripe por contato com alguma superfície infectada com gotículas respiratórias (o que pode incluir qualquer objeto). O problema dessa doença é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo levar até a morte.

Chuvas no Maranhão
De acordo com o Laboratório de Meteorologia da Universidade Federal do Maranhão (LabMet), em março deste ano choveu o equivalente a 842 milímetros (mm) de água em todo o estado, um total acima do estimado para o mês. Somente no temporal que atingiu a região metropolitana de São Luís ontem, choveu uma quantidade de 160 mm de água. O LabMet estima que em abril a quantidade de água seja de 476 mm.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.