Celebração

Capital Inicial celebra 20 anos do disco "Acústico MTV"

Banda anuncia lançamento da "Tour Acústico 2.0" que passará por 20 cidades brasileiras a partir de agosto deste ano

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Dinho Ouro Preto, vocalista da banda (O vocalista da banda Capital Inicial, Dinho Ouro Preto, que será saudado hoje pela galera de São Luís no “Spirit de Verão”, na Lagoa.)

São Paulo - Em meio a um mês de março sem precedentes na história da humanidade, são completos 20 anos do último momento de protagonismo do rock no Brasil: o "Acústico MTV" do Capital Inicial. A banda celebra a efeméride com o lançamento da Tour Acústico 2.0 que passará por 20 cidades brasileiras a partir de agosto deste ano.

O Capital Inicial Acústico MTV vendeu 2 milhões de cópias e mais o dobro estimado em CDs piratas. Serviu de combustível para o surgimento de uma nova leva de artistas roqueiros. Mais que isso: foi a última vez em que o rock teve influência cultural que transcendeu o gênero - basta checar a estética e sonoridade posteriores em ondas como sertanejo universitário.

Daí a importância em se celebrar a data com formato devidamente renovado e em consonância com o que aconteceu no mundo nesse intervalo de duas décadas que separa os trabalhos. Na nova turnê, o grupo apresentará o repertório do primeiro registro, com a inclusão de Noite e Dia, Não Sei Porque, e uma música inédita. Mas a novidade não reside (só) no setlist.

A concepção visual do novo show está nas mãos do artista Batman Zavareze. Sob conceito que o vocalista Dinho Ouro Preto descreve como “inacreditável de se ver”, que mescla cenário circular, grafismos, projeções multi-telas e imersões. O desenho do cenógrafo é inteiramente baseado no DNA da banda, fala do passar do tempo, do ying-yang, da vida e suas antíteses, e projeta o cenário para fora do palco, na esperança de criar uma experiência totalmente inovadora para a plateia, que no caso do Capital é extremamente interativa.

“Claro que o som é o que mais importa para o público, só que estamos dando grande importância para esse lado visual, pois tudo em que Batman se envolveu é de beleza rara, singular”, diz Dinho sobre o artista que capitaneou o Maracanã na Olimpíada 2016, e o palco da volta dos Tribalistas.

Daquele acústico de 2000, seis faixas entraram entre as mais tocadas do país - "Tudo que Vai", "Natasha", "Primeiros Erros", "Cai a Noite", "Independência e Fogo". “O repertório foi extremamente feliz. Aponta desde os primórdios, quando o Flávio (Lemos, baixista), Renato Russo (vocalista) e eu tínhamos o Aborto Elétrico (entre 1978 e 82), com ‘Veraneio Vascaína’, ‘Fátima’ e ‘Música Urbana’, passando pelas principais músicas dos primeiros 15 anos de Capital até que outras, como ‘Natasha’, sinalizaram o futuro da banda”, diz o baterista Fê Lemos.

Tudo serviu para colocar Kiko Zambianchi (autor de “Primeiros Erros”) e o produtor Marcelo Sussekind em destaque. Desta vez, nem Kiko nem Sussekind participam. “À medida em que o planejamento avançou, as mudanças sugeriram algo realmente novo. O (Marcelo) Sussekind fez escola com aquela produção, aquela sonoridade. Agora a missão caiu no colo do Liminha”, diz Dinho sobre o produtor da vez.

No lugar de Kiko, o show terá participação de grande violonista convidado surpresa. As duas ocasiões separam igualmente dois mundos na forma como a banda se relacionam com fãs. À época, isso ficou explícito na apresentação do Capital no Rock in Rio 3, em janeiro de 2001. O horário do show da banda concentrou o maior público do festival desde então, 250 mil pessoas. “Estávamos na turnê acústica, tocando sentados. Ali voltamos a tocar de pé e a partir desse show virou um sucesso sem precedentes”, afirma Dinho. “Foi quando a ficha caiu.”

Corte para 2020 e temos a banda somando 10 milhões de fãs entre as cinco principais redes sociais e plataformas de streaming. Uma média invejável de 80 shows por ano e números que só crescem. O que acontecerá daqui para frente, somente os deuses podem dizer.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.