Socorro

Mais de 15 mil chamados ao Samu foram feitos neste mês na Ilha

Maioria do atendimento está relacionado a doenças gripais; já foram 15.822 solicitações pelos serviços dos socorristas, um aumento de 2.420 solicitações em relação a fevereiro, que registrou 13.402 atendimentos

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Profissionais do Samu estão preparados para atender casos suspeitos de coronavírus na Grande Ilha (Samu)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu 15.822 solicitações, na Grande Ilha, desde o começo deste mês, até o último dia 25. Até o momento, o aumento registrado foi de 2.420 chamados, em relação ao mês de fevereiro, que teve 13.402 solicitações. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o aumento da busca pelo serviço do Samu está relacionado ao atendimento de suspeitas de doenças gripais, mas, até agora não há registro de trotes em relação ao vírus do Codiv-19, coronavírus, ou a Influenza H1N1, conhecida também como gripe suína.

A Semus informou que desde o dia 1º de fevereiro, até o dia 25 de março, houve o registro de 39.224 ligações para o Samu pelo canal de atendimento 192. Somente neste mês, já ocorreram 15.822 chamadas e a maior parte das ocorrências está relacionado à suspeita de casos gripais na Região Metropolitana de São Luís.

Os socorristas do Samu foram treinados e preparados para fazer o atendimento de pessoas suspeitas de coronavírus, sem risco de serem contaminados. No momento, esses profissionais estão trabalhando usando o Equipamento de Proteção Individual (EPI), como máscaras, luvas e dentre outros aparelhos de segurança.

A população somente deve acionar o serviço de emergência para casos urgentes em que o paciente não possa se deslocar até o hospital mais próximo de onde reside. Em relação aos casos suspeitos de coronavírus, quando a pessoa esteja sentindo apenas sintomas leves e moderados, deve ser tratada em casa e avaliada, de preferência, em postos e unidades básicas de saúde.

Equipe
O Samu conta com profissionais, que atuam em 10 unidades de suporte básico, duas de suporte avançado, duas motolâncias e ainda há seis reguladores médicos e 10 TARMS, que são os profissionais que atendem as ocorrências pelo número 192. O serviço também conta com quatro operadores de plantão de 24 horas.

O atendimento de urgência e emergência é feito em residência, locais de trabalho ou em vias públicas. A equipe é composta por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas. Eles estão aptos a atenderem urgências de natureza traumáticas, clínicas, pediátricas, cirúrgicas, gineco-obstétrica e de saúde mental.

Serviço
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. Com o Samu 192, o governo federal está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce.

A Rede Nacional Samu 192 possui hoje 102 serviços de atendimento móvel às urgências, atendendo, com isso, mais 789 cidades brasileiras, num total de 85.993 milhões de pessoas. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador.

Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações. Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro.

Saiba mais

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão também faz atendimento a populares pelo canal de atendimento 193. A assessoria de comunicação do governo informou, por meio de nota, que até o momento não há registro de trotes relacionados à pandemia do Coronavírus (Covid-19) ou H1N1 pelo atendimento 193, mas houve um aumento das solicitações durante o período chuvoso, que está ocorrendo na Grande Ilha.

Números

15.822 solicitações foram feitas para o Samu deste o primeiro dia deste mês até o último dia 25 na Ilha
13.402 atendimentos foram feitos pelos socorristas do Samu no decorrer do mês passado
192 é o canal de atendimento do Samu é pelo número
193 é o canal de atendimento do Corpo de Bombeiros Militar

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.