Tradição mantida

"Boi de Cinzas" faz transição do Carnaval para o período junino

Foliões encontram energia para mais um dia de festa e, em ritmo de bumba meu boi, percorrem as ruas do bairro Madre Deus; tradição foi mantida mais uma vez, com pandeirões e toadas

Kethlen Mata / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Participantes do “Boi de Cinzas” percorrem a Madre Deus e bairros adjacentes há mais de 18 anos (boi de cinzas)

Depois de quatro dias de festa momesca, a energia dos foliões parece ainda não ter acabado. Na manhã desta quarta-feira, 26, por volta das 9h, o tradicional “Boi de Cinzas” do bairro Madre Deus, encerrou oficialmente o Carnaval e abriu os trabalhos para o período de São João.

A brincadeira já acontece há aproximadamente 18 anos e arrasta foliões dos bairros centrais da capital, com matracas e pandeirões, ao som da batida característica dos bois de sotaque da ilha. O Estado acompanhou um trecho do percurso do “Boi de Cinzas”, que percorreu as principais ruas do bairro.

De acordo com Nelson Lúcio, que participa todos os anos da brincadeira, o “Boi de Cinzas” faz a passagem do período carnavalesco para o junino e muitas pessoas acabam confundindo o boi com algum bloco, porém, segundo Ana Luzia, outra participante do boi, vários foliões preferem esperar a quarta-feira de cinzas para participar dessa folia “diferente”.

Julia Caroline, saiu de São José de Ribamar para participar pela primeira vez do “Boi de Cinzas”, e não se arrepende. “Eu não gosto muito de Carnaval, então uma amiga me chamou para esse boi e eu vim”.

Outra pessoa que não gosta muito da folia é o Tião Vieira, responsável por tocar pandeirão na brincadeira, ele espera ansioso todos anos pela Qquarta-feira de Cinzas. Depois deste pontapé inicial, os ensaios do “Boi de Cinzas” para o São João 2020, terão início oficialmente em abril.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.