Desfile 2020

Sinal verde para o samba

Neste domingo e segunda-feira gordos, 10 escolas de samba de São Luís se revesam na Passarela do Samba para disputar o título de campeã do Carnaval 2020

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Casa de mestre-sala e porta-bandeira da Favela do Samba (Favela do samba)

São Luís - O domingo e a segunda-feira gordos terão muita batucada na Passarela do Samba (Anel Viário). É que nestes dois dias passarão pela avenida as escolas de samba da capital que disputam o título de campeã do Carnaval 2020. Com muito samba no pé, alegria e desenvoltura, 10 agremiações desfilarão este ano.

A Favela do Samba, escola campeã do Carnaval de 2019, encerrará os desfiles, no domingo gordo. Já a escola do Desterro, Flor do Samba, vice-campeã do ano passado, fechará o desfile da segunda-feira. A ordem das apresentações foi definida por sorteio realizado pela Liga das Escolas de Samba e Entidades Folclóricas do Maranhão (Liesma).

No domingo, iniciam os desfiles a Unidos de Fátima, que falará sobre o bairro Anil, seguida pela Mocidade Independente da Ilha, cujo enredo é “Nas Garras da Águia, a Mocidade sobrevoa Las Vegas, a cidade do Pecado".

A seguir entra a escola da Madre Deus, Turma do Quinto, que defenderá o enredo "Bacabal de azul e branco canta seu centenário de histórias e glórias". A escola da Madre Deus entra na avenida com cerca de duas mil pessoas divididas em 16 alas, quatro carros alegóricos e um tripé. O carnavalesco é Washington Coelho e o samba é de autoria de Manoel Henrique, Karlos Boniek e Cecéu. As cores são azul e branco. “Faremos um lindo desfile, dentro do que foi planejado e nosso desejo é recuperar o título, que não conseguimos desde 2017”, disse um dos diretores da agremiação, Gersinho Silva.

A noite do primeiro dia de desfiles das escolas de samba segue com a Turma da Mangueira que este ano contará a história da escritora maranhense Maria Firmina dos Reis com o enredo “Dos reis da abolição, a rainha é ela: Maria Firmina, de Guimarães para o mundo”. A agremiação, sediada no bairro João Paulo, vai levar para a avenida a vida e obra da autora do primeiro romance publicado por uma mulher negra no Brasil e primeiro romance abolicionista de autoria feminina da língua portuguesa, segundo pesquisadores. Com 92 anos de existência, a escola verde e rosa desfila com 16 alas e cerca de 1.800 componentes.

A Favela do Samba encerra a noite e levará para a avenida o tema “Uma trilha... Um Caminho... Uma Estrada... Uma Metamorfose Urbana: A Rua Grande é Nossa!”. “O tema abordará desde o caminho grande, passando pelo comércio da principal artéria econômica de São Luís, até chegar aos dias atuais, com a presença dos asiáticos nesta importante via da nossa cidade”, diz o presidente da escola, Euclides Moreira Neto.

O samba é assinado pelo carnavalesco e compositor Dominguinhos Lopes, Vilmar de Oliveira, Carlos Murilo Sá Pereira e Yeda Maranhão. A agremiação levará para avenida quatro carros alegóricos, dois tripés e cerca de dois mil componentes em 18 alas. Os carnavalescos são Pedro Padilha, Remi Andrade e Júlio Matos.

Segunda

Na segunda-feira, a Terrestre do Samba abre os trabalhos com o tema “Medo eu tenho e você?”. A segunda escola da noite será a Túnel do Sacavém, que leva a história da Balaiada para a avenida.

A Império Serrano contará a trajetória do cantador Humberto de Maracanã com o enredo “O Império de um Guriatã: Humberto de Maracanã na Poética da Encantaria”. Sediada no bairro Monte Castelo, a escola vai ser embalada pelo samba-enredo dos compositores Karlos Boniek, Dinho Berg e Hilberto Mendes. A seguir, a escola Marambaia defende o tema “Folclore - A Grande Festa da Tradição e Cultura dos Povos”.

O encerramento do concurso será responsabilidade da Flor do Samba que defenderá o tema “Tradição, Emoção e Alegria canta as festanças patrimônio cultural imaterial do Brasil”. A escola, do bairro Desterro, que completa 90 anos, tem como carnavalesco Ítalo Fonseca. O samba-enredo é dos compositores Alisson Ribeiro, Eulário Figueiredo e Renato Guimarães. Este ano, a escola vem com 16 alas e cerca de 1.800 integrantes que defenderão as cores vermelho azul e branco.

Serviço

O quê

Desfiles das escolas de samba de São Luís

Quando

Neste domingo e segunda-feira

Onde

Passarela do Samba – Anel Viário

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.