Animação

Turistas chegam a São Luís para o Carnaval e são recebidos com folia

Bicho Terra deu a animação necessária para quem estava chegando; recepção cultural terá continuidade hoje, 21, com apresentação de reggae com GDAM e "Os Tremendões"

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Com seu colorido e animação, o Bicho Terra encantou quem chegava no Aeroporto de São Luís ontem (aeroporto)

Os turistas que chegam a São Luís para curtirem o período carnavalesco, estão sendo recepcionados com muita festa no Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado. Na tarde desta quinta-feira, 20, houve o início da “Operação Boas-Vindas”, promovida pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur). O bloco Bicho Terra animou as pessoas na área de desembarque. A ação terá continuidade hoje, 21.

A cada novo voo que chegava ao aeroporto, o Bicho Terra se posicionava para se apresentar. Em grande estilo, o bloco impulsionou a motivação das pessoas para aproveitarem, com a maior intensidade emocional, o Carnaval na ilha, por meio das coreografias do grupo. O colorido das vestimentas se tornou uma atração a mais para quem entrava no desembarque.
Muitos turistas pararam para tirar fotos e enviarem para parentes e amigos, mostrando ao mundo o brilho da cultura maranhense.

Turistas encantados
A educadora física Georlene Márcia, de 31 anos, que reside em Belo Horizonte, Minas Gerais, ficou encantada com o que presenciou no Aeroporto de São Luís. Para ela, a recepção não poderia ter sido melhor. “É tudo muito lindo. Amei tudo isso.
Eu confesso que não imaginava que seria recebida assim aqui. O que vemos é só um aquecimento para as festas que acontecerão na capital maranhense. A cultura daqui é simplesmente maravilhosa”, comentou a turista.

A apresentação cultural também deixou a aposentada Iara Joana, 72, impressionada. Ela disse que vem ao Maranhão todos os anos, sempre no período do Carnaval. Às vezes, também na época do São João. “Eu sou de Minas Gerais. Quando venho aqui, me sinto em casa, não sei por que motivos. Com essa recepção, confesso que fiquei emocionada. Eu queria ficar aqui a tarde toda, para acompanhar a folia no aeroporto”, expressou a idosa.

Até mesmo quem se apresentou fez questão de declarar sua emoção ao mostrar um pouco da cultura maranhense aos visitantes, como Paloma Borges, integrante do Bicho Terra. “É bom, porque eles conhecem o que temos de melhor. E também a gente refresca o Carnaval e fornece a energia de São Luís para os turistas”, destacou a jovem.

Reservas em hotéis
De acordo com Socorro Araújo, titular da Setur, o objetivo da ação é deixar o turista à vontade, para que se sinta acolhido, com muita música e alegria. Os visitantes, nesse sentido, são convidados a entrar no clima do Carnaval. Ela frisou que a cidade está com 80% de reservas em hotéis da capital, segundo pesquisa do Observatório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A expectativa é de que alcance os 100% até esse fim de semana.

Conforme a secretária, houve um acréscimo de 7% das reservas com relação ao mesmo período do ano passado. “Esse evento está acontecendo hoje, mas amanhã terá prosseguimento, de manhã e de tarde. Nosso Carnaval está sendo muito procurado. Pela divulgação que estamos fazendo e pelas festas que estão acontecendo na ilha, as pessoas estão vindo para cá para se divertir em nossa cidade”, declarou Socorro Araújo.

Ela pontuou que a receptividade é para turistas de várias regiões do Brasil, como São Paulo, Brasília, Fortaleza, Teresina e Belo Horizonte. “Nós estamos aqui aguardando um fluxo grande não só dos voos nacionais, como voos internacionais, além do entorno, pois sabemos que pessoal de Belém, Teresina e os do interior maranhense vêm se divertir em São Luís”, ressaltou a titular da Secretaria Municipal de Turismo.

Para esta sexta-feira, 21, a programação no aeroporto de São Luís está ampla e diversificada. O grupo de reggae GDAM vai se apresentar no turno matutino, enquanto à tarde terá como atração o bloco tradicional “Os Tremendões”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.