27 de janeiro

Programação marca Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Em São Luís a data, 27 de janeiro, será em repúdio à cultura do ódio; evento será na Amei com exibição de filmes, palestras e noite de autógrafos de livros

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Cena do documentário "O contador de Auschwitz" que será exibido no evento (Contador de Aushwitz)

São Luís - O dia 27 de janeiro é o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, uma data voltada para a lembrança das vítimas do genocídio cometido pelos nazistas contra milhões de judeus durante a II Guerra Mundial. A data será marcada em São Luís por uma programação que tem como tema “75 anos depois de Auschwitz Birkenau” e que ocorrerá das 18h às 22h na Livraria e Espaço Cultural Amei (São Luís Shopping).

Segundo os organizadores do encontro, entre os quais o presidente da Amei, José Viegas, o evento ocorre em um momento muito necessário e no qual a cultura do ódio está voltando a crescer em todo o mundo. “No Brasil, que deveria ser o país da cultura de integração e união pela diversidade dos povos que participaram de sua história e construção de identidade nação, estamos assistindo ao renascimento de conceitos supremacistas que, como sempre, inventam dados, controlam mentiras e fazem falácias de todos os tipos, para construir um discurso de ódio contra judeus, ciganos, negros, gays, pessoas com deficiência, nordestinos e todos aqueles que consideram inimigos de seus propósitos”, alerta Viegas, ressaltando que a presença das pessoas no evento será uma forma de repúdio a todas as formas de cultura de ódio.

Programação

A programação do evento terá início com a exibição do vídeo com mensagem do secretário-geral das Nações Unidas, o português António Guterres, acerca do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Em seguida, haverá a exibição do documentário histórico "O contador de Auschwitz" que traz à cena um julgamento ocorrido em 2015 e que foi manchete em todo o mundo. No banco dos réus, com 94 anos, estava o “Contador de Auschwitz”, como ficou conhecido o ex-oficial da SS Oskar Gröning, acusado de cumplicidade no assassinato de 300 mil judeus.

Gröning morreu em 2018, depois de enfrentar o julgamento. Ex-membro das SS de Hitler, serviu no campo de extermínio de Auschwitz, entre 1942 e 1944. Depois do julgamento de 2015 o Tribunal Constitucional alemão foi chamado a ratificar ou não a condenação, na Audiência de Lüneburg (norte), ante recurso apresentado contra sua prisão por idade e saúde.

Haverá ainda um bate-papo sobre o tema “As origens da Judenhass” ("Aversão a judeus"), ou antissemitismo, com a presença dos escritores Maurício Palácio, Ebnilson de Carvalho, Soham Jñana e representantes das comunidades judaicas de São Luís como Centro de Cultura Judaica de São Luís (CCJS); Comunidade Israelita de São Luís (CISL); Comunidade Nazireia de São Luís.

Serão autografados os livros “O homem das balas de laranja com chocolate”, pelo autor Mauricio Palácio; “O Segredo da menina do casaco vermelho”, de Ebnilson de Carvalho e ainda exibição do documentário Israelense “Numerado”.

Serviço

O quê

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Quando

Segunda-feira (27), a partir das 18h

Onde

Livraria e Espaço Cultural Amei

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.