Estado Maior

Entrou no jogo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

Se a ex-governadora Roseana Sarney será, ou não, candidata a prefeita de São Luís - como defendem lideranças do MDB desde o mês passado - essa é uma decisão que caberá a ela no fim das contas.
Mas, candidata ou não, um fato é notório: o simples surgimento do nome da emedebista entre os “prefeituráveis” já colocou o seu partido num outro patamar.
Totalmente fora do debate político-eleitoral da capital até meados do mês de novembro, o MDB voltou à cena a partir do momento em que o deputado estadual Roberto Costa decidiu anunciar, em discurso na Assembleia Legislativa, que o “plano A” da legenda seria Roseana.
Desde então, não se debate mais a sucessão em São Luís sem se levar em conta o nome da ex-governadora. Ou seja: o MDB está no centro da mesa de discussões. E com cacife alto.
E sabendo-se em que condições Roseana decidiu encarar uma dura disputa pelo Governo do Estado em 2018, não seria surpresa se, ainda que reticente no atual momento, ela topasse encarar mais uma candidatura em sua carreira política.

Nem, nem…
A primeira declaração da ex-governadora Roseana Sarney, na manhã de ontem, sobre uma possível candidatura, foi reticente.
Durante evento do partido na Assembleia Legislativa, ela apenas deixou no ar a possibilidade, mas sem muita convicção.
- Não descarto. Não aprovo, nem desaprovo. Vamos ver - , disse, apenas, antes da entrega de medalha o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi.

Outro tom
Já ao discursar para militância, num encontro de líderes do MDB, minutos depois, foi um pouco mais incisiva. Empolgada, admitiu:
- Vou pensar no que vocês estão me propondo, porque eu sou uma mulher que não fujo à luta, eu sou uma mulher que encaro, e se for essa a minha missão, eu vou cumprir com minha missão.
Logo em seguida, porém, um novo recuo: “Não estou afirmando nada, é uma discussão que nós vamos ter ao longo ainda desse ano.”

Preparado
A ex-governadora também falou sobre um possível apoio do PV - que tem hoje o deputado estadual Adriano Sarney como pré-candidato - a sua candidatura.
Ela preferiu não fazer prognósticos e destacou as qualidades do sobrinho.
- O PV tem um sobrinho meu que é uma pessoa super preparada, é um deputado estadual, que eu acho que ele tem todas as condições também de ser prefeito de São Luís, então essa é uma questão que depois a gente vai conversar -, comentou.

Vereador
O ex-senador e atual presidente do MDB no Maranhão, João Alberto, oficializou ontem, durante encontro de líderes do partido, seu futuro político.
O emedebista histórico confirmou que será mesmo candidato a vereador em Bacabal, seu berço político.
- Declaro publicamente que disputarei uma vaga de vereador em Bacabal -, revelou.

Prefeito
O ex-deputado e ex-secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad (PSDB), confirmou, na segunda-feira (2), sua pré-candidatura a prefeito de Coroatá. A informação é do jornalista Gláucio Ericeira.
A declaração veio após boatos sobre aproximação de Murad com Eduardo Braide (Podemos).
- PSDB tem um pré-candidato, Wellington, assim como Braide também é pré[-candidato] pelo Podemos. Eu, apenas o projeto de candidatura a prefeito de Coroatá se até a eleição continuar recebendo as manifestações de apoio que hoje tenho dos meus conterrâneos - disse Murad.

DE OLHO
R$ 50 milhões,

aproximadamente, foi quanto o Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria arrecadou em 2029 com a venda de bens e imóveis; a expectativa era de R$ 502 milhões.

Mortalidade
Reportagem da Folha de S. Paulo aponta que a falha do serviço público de atender mulheres antes da 12ª semana de gestação é um gargalo dos governos do Piauí e Maranhão no combate à mortalidade infantil.
A ausência de atenção básica na saúde, especialmente no acompanhamento pré-natal, e a extrema pobreza das famílias têm dificultado na melhoria da expectativa de vida da população nos dois estados nordestinos.
Os dois estados têm as menores expectativas de vida do país, de 71,1 anos no Maranhão e 71,4 anos no Piauí. No Maranhão, de cada 1.000 nascidos vivos, 19 bebês morrem antes de completar o primeiro ano de vida.

E MAIS

• Chamou a atenção a contundência do deputado federal Zé Carlos ao descartar, em um primeiro momento, a composição do PT na base de apoio ao PCdoB na capital maranhense.

• O secretário de Agricultura de São Luís, Ivaldo Rodrigues, disse que quem conduz as negociações para a efetivação da pré-candidatura de Osmar Filho (PDT) é o senador Weverton Rocha (PDT).

• Segundo Ivaldo, por enquanto, o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, ainda não se posicionou sobre o tema.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.