Ainda não se sabe ao certo por qual motivo o reitor do Instituto de Ensino do Maranhão (Iema), Jonatan Almada, decidiu “partir pra cima” do prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior (PDT) ao criticar o ensino público municipal. A tese mais provável é que Almada quis agradar o padrinho, deputado federal Bira do Pindaré (PSB), que é pré-candidato a prefeito da capital.
O ataque ao pedetista parece ser somente uma estratégia da pré-campanha de Pindaré, que assim como outros postulantes a prefeito, criticam a atual gestão para “ganhar ponto” com a sociedade.
Mas o que fez Almada gerou uma reação em cadeia e ele teve que se desculpar. O primeiro a criticar o que disse o reitor do Iema foi o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB). Duro na crítica, o comunista parece ter chamado atenção do aliado.
Depois as críticas partiram do deputado e pai do prefeito, Edivaldo Holanda, e também do presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto. O secretário de Educação, Felipe Camarão, também defendeu Edivaldo Júnior e sua gestão.
Agora resta saber se o governador Flávio Dino (PCdoB) deixará sem maiores consequências o fogo amigo contra seu aliado.
Sem comentário
Por enquanto, o deputado Bira do Pindaré não se manifestou sobre as críticas que o aliado fez à educação de São Luís.
Sem se manifestar, fica a desconfiança de que Jonathan Almada pode ter agido conforme orientação do padrinho.
Vale lembrar que por comportamento ruim, Dino já deixou Bira do Pindaré de lado por um tempo.
Audiência
A Câmara Municipal de São Luís realizou a penúltima audiência pública para debater a proposta do novo Plano Diretor da capital.
Mais uma vez, a redução da área da Zona Rural foi o debate maior na audiência que aconteceu na Vila Maranhão.
Agora resta somente uma audiência, que acontecerá no próximo dia 7, no bairro Coquilho. Após o término dessa etapa, os vereadores darão início ao debate sobre o Plano Diretor nas comissões técnicas da Casa.
Congresso
O PSDB fez seu congresso Estadual e debateu os cenários políticos e econômicos do Maranhão.
O presidente da legenda, senador Roberto Rocha, explanou sobre a reforma Tributária e falou dos problemas que o Maranhão enfrenta.
Participaram do encontro tucano o ex-deputado Ricardo Murad, o ex-prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, e ainda a ex-deputada Andrea Murad, que comanda o PSDB Mulher.
Pre-candidatos
Quem também esteve no evento tucano foi o deputado federal Eduardo Braide, pré-candidato a prefeito de São Luís.
A presença dele reforça a ideia de que o PSDB deva apoiar Braide em São Luís.
Mesmo assim, o deputado Estadual Wellington do Curso não se acanhou e, durante discurso, reafirmou a sua pré-candidatura.
Encontro I
Hoje, quem vai fazer encontro interno é o MDB. O partido vai reunir suas principais lideranças para debater os cenários políticos do Brasil e do Maranhão.
O presidente nacional da sigla, deputado Baleia Rossi, vai participar. O ex-presidente José Sarney e a ex-governador Roseana Sarney também estarão presentes.
O encontro Estadual do MDB acontece na Assembleia Legislativa a partir das 8h30.
Encontro II
São Luís também será tema do encontro do MDB.
Nesta reunião, os emedebistas conversarão sobre a possibilidade de a ex-governadora Roseana Sarney sair candidata à Prefeitura da capital.
A ideia, segundo o presidente estadual da legenda, ex-senador João Alberto de Sousa, tem o apoio de todos os membros do partido.
Continua após a publicidade..
DE OLHO
21 candidatos do concurso da Câmara Municipal de São Luís estão sendo convocados para serem nomeados. Estes são os primeiros servidores públicos concursados na história da Câmara.
E MAIS
• O asfaltamento de ruas nos bairros da Zona Rural de São Luís tem causado desconforto entre os vereadores da capital.
• O motivo é a paternidade das obras que estão sendo realizadas pela Prefeitura com o programa “São Luís em obras”.
• Os vereadores estão se colocando para a população como os responsáveis pela obra. O que eles esquecem é que na campanha de 2016, Edivaldo Júnior prometeu obras para área. O que parece é que o prefeito está cumprindo um compromisso de campanha.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Política