Segurança

Rua Grande tem reforço policial com proximidade do Natal

Mais de 60 militares estarão, a partir da próxima segunda-feira, 18, realizando o policiamento a pé na área do centro comercial da capital

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Policiamento será reforçado na Rua Grande para garantir tranquilidade nas compras de Natal (Rua Grande)

O policiamento ostensivo da área do centro de São Luís vai ganhar um reforço de mais de 60 policiais militares a partir da próxima segunda-feira, 18, com a maior movimentação do comércio, por causa da proximidade do período natalino e das compras de fim de ano. Um dos principais focos desse trabalho continua sendo a Rua Grande, considerada o maior centro do comércio popular da Ilha. Neste local, geralmente, transitam mais de 110 mil pessoas diariamente e durante a época de festas, o número pode ser superior a 180 mil.

Na região da Rua Grande há policiais do 9º Batalhão da Polícia Militar, recebendo apoio dos integrantes dos Batalhões de Turismo, do Tiradentes e a presença de guardas municipais. De acordo com o comandante do 9º Batalhão, tenente-coronel Wellington Silva, o planejamento do policiamento ostensivo para ser realizado durante esse período do ano destinado a essa área, já foi traçado em parceria com o comandante do Policiamento de Área Metropolitana I, coronel Francisco Alexandre.

Conforme o tenente-coronel Wellington Silva, o novo planejamento designou um reforço de mais de 60 militares para realizar o trabalho a pé nessa área da capital e vai contar com o apoio de quatro viaturas e das motocicletas do Batalhão Tiradentes no decorrer da manhã e tarde. “Teremos um policiamento reforçado a pé e motorizado, com o objetivo de proporcionar segurança para as pessoas que farão suas compras na Rua Grande”, disse o comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar.

Ele ainda informou que nessa área da cidade há o sistema de videomonitoramento da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e das câmeras de vigilância dos pontos comerciais. “As câmeras contribuem com o serviço da polícia, pois, ajudam a identificar meliantes”, declarou.

O tenente-coronel também comentou que a maioria das ocorrências dessa localidade continua sendo o furto e roubo. As pessoas, que vão fazer compras durante a época festiva, devem evitar o uso de bolsas grandes, exposição de celulares, evitarem saque de valor muito alto e não devem pedir auxílio a estranhos, principalmente, quando estiverem em agências bancárias.

O vendedor ambulante Márcio de Jesus, de 45 anos, disse que a presença de miliares na área da Rua Grande, durante esse período do ano, é de suma importância para coibir assaltos. “Muitas pessoas andam pela Rua Grande, principalmente, no fim do ano, então, é necessário esse reforço policial”, comentou.

Ana Clara Diniz, de 23 anos, também declarou que nessa localidade deve ter um policiamento reforçado durante o período da noite, devido muitas lojas funcionarem até mais tarde nestes últimos dois meses do ano.

NATAL FELIZ

A polícia realizou a Operação Natal Feliz no decorrer da época natalina do ano passado. Só na área central da cidade contou com o trabalho de mais de 120 militares.
Neste período, os policiais recém-formados foram distribuídos a pé, em motos e também nas viaturas. Além da Rua Grande, houve reforço policial nos bairros do João Paulo, Cohatrac, São Cristóvão, Cohab, São Francisco, Vila Luizão, Anjo da Guarda, Cidade Operária, Maiobão e nas proximidades de grandes shoppings, localizados nas avenidas São Luís Rei de França, Daniel de La Touche e Carlos Cunha.

SAIBA MAIS

Rua Grande pode ser considerada uma das ruas mais antigas de São Luís, tendo sua marcação em mapas desde o ano de 1698. É a rua mais movimentada e responsável por praticamente toda a fama de um dos maiores centros comerciais da Ilha, tendo como seu primeiro nome, Caminho Grande, Rua Oswaldo Cruz e mais comumente descrita, a Rua Grande.

DICAS DE SEGURANÇA

- Evite levar muito dinheiro quando for às compras;
- Priorize o uso de cartões;
- Evite usar joias;
- Não exponha celular e bolsas;
- Evite andar com documentos que não for utilizar na hora da compra;
- No caso de perda ou extravio de documentos, pois, o ideal é acionar à polícia;
- Não circule em ruas, becos ou avenidas desertas;
- Em caso de roubo, não reaja e chame os militares

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.