COLUNA

Impasse mantido

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

Conforme a coluna vem acompanhando, a emenda de bancada impositiva destinada ao Maranhão permanece num impasse, devido a posições contrárias dos deputados federais e senadores do estado. Propostas foram apresentadas e consenso algum foi alcançado. A Comissão Mista de Orçamento não demora para ser instalada, e os representantes dos maranhenses em Brasília estão se engalfinhando.
Com reuniões raras, a bancada maranhense está fora do prazo para apresentar uma proposta com a destinação de R$ 247 milhões no Orçamento da União em 2020.
Dois grupos se formaram na bancada maranhense e cinco propostas foram apresentadas. Destas, duas estão sendo confrontadas. Ponto de divergência é o dinheiro a ser destinado para o Governo de Flávio Dino (PCdoB), principalmente.
Um grupo diz que o governador do Maranhão age para impor suas vontades com a bancada federal, e os governistas dizem que o dinheiro é necessário.
No fim de tudo, o cabo de guerra estabelecido entre dinistas e oposição na Câmara dos Deputados deve levar instituições e prefeituras em todo o estado a perder uma verba que poderia gerar benefícios.
Mas falta bom senso dos deputados e senadores maranhenses. A disputa interna para provar quem tem mais força vai exatamente de encontro com a função dos eleitos para Câmara e Senado que é representar o Maranhão.

Indefinição
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acionou a direção nacional do PDT acerca da ação, protocolada pelo deputado federal Gil Cutrim, que ingressou com procedimento na Corte para requerer o mandato.
De acordo com o parlamentar, o tribunal deu cinco dias para a legenda se manifestar. Mas, segundo o próprio pedetista, o prazo ainda não começou a valer.
Gil Cutrim solicitou o mandato após responder procedimento administrativo, sob a justificativa de não seguir orientação da sigla quanto à reforma da Previdência.

De surpresa
Vários vereadores foram pegos de surpresa com o adiamento da audiência com o secretário municipal de Governo, Pablo Rebouças.
Alguns deles, como Cézar Bombeiro (PSD), somente foram comunicados após serem indagados por jornalistas sobre o assunto. Outros colegas, como Honorato Fernandes (PT), preferiram não se manifestar.
Já o vereador Osmar Filho (PDT), presidente da Casa, preferiu o silêncio. Ele deve se manifestar hoje sobre a nova data.

Esclarecimentos
Mesmo sem qualquer referência à empresa, a Equatorial Maranhão enviou nota a coluna para explicar os motivos da falta de energia na Praia Grande na última terça-feira, 29.
Segundo a concessionária de energia, o problema ocorreu “em virtude de problemas na rede de distribuição subterrânea”. A regularização do fornecimento de energia ocorreu às 16h, segundo a empresa, que agiu para solucionar o problema e pediu desculpas aos consumidores pelo transtorno.
Foi devido a esta falta de energia que a audiência de convocação do secretário municipal de Governo, Pablo Rebouças, não aconteceu.

Caso Marielle
Aliados do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), manifestaram-se após a reportagem da TV Globo que citou a figura do chefe do Executivo nas investigações da morte da vereadora Marielle Franco.
Um deles foi o membro do Ministério da Saúde, Allan Garcês. Nas redes sociais, Garcês afirmou que as acusações são prejudiciais para o país. Segundo ele, Bolsonaro é um “presidente honesto”.
Allan Garcês, ainda que com poucas chances, pleiteia se viabilizar candidato a prefeito de São Luís nas próximas eleições.

PSL do MA
O presidente estadual do PSL, vereador Chico Carvalho, começou a falar da crise interna de seu partido após um período de calmaria na disputa interna.
Carvalho disse que no Maranhão, o PSL mantém o ritmo de trabalho de olho nas eleições de 2020. A ideia é aumentar a bancada do partido nas Câmaras e lançar candidato a prefeito em São Luís.
Chico Carvalho falou ainda que acredita que o atual presidente nacional da legenda, Luciano Bivar, será reconduzido e a crise na sigla vai se findar.

PT e as eleições
O presidente municipal do PT, Honorato Fernandes, está em Brasília e por lá se reuniu com a presidente nacional da sigla, Gleisi Hoffmann.
Na pauta, questões partidárias e as eleições de 2020. Fernandes defende candidatura própria do PT em São Luís e para isso quer a união das forças políticas dentro do partido.
“Enquanto presidente, devo conduzir um debate na construção de uma proposta para a cidade ao lado do diretório e das forças políticas internas do PT”, disse ele.

Continua após a publicidade..

DE OLHO

R$ 50 milhões é o valor que o grupo de deputados comandados por Márcio Jerry quer enviar para o governo estadual da emenda parlamentar de bancada impositiva.

E MAIS

• A direção do Detran-MA aplicou uma punição aos servidores do órgão que aderiram ao movimento grevista ocorrido em junho e efetuou cortes nos salários, que devem ser pagos hoje.

• A denúncia foi feita pelos próprios servidores, que apresentaram à imprensa imagens dos contracheques com descontos descritos como: “Ausência não remunerada”.

• Os servidores afirmam que os cortes são ilegais e contrariam decisão do desembargador Jorge Rachid, que havia determinado que descontos só poderiam ocorrer após análise do mérito do caso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.