Uma tartaruga marinha foi resgatada na tarde desse domingo (22), em um trecho da Praia de Itatinga, em Alcântara, totalmente coberta por óleo. A origem do material poluente é desconhecida, até o momento.
A tartaruga estava agonizando na areia, imóvel, quando foi localizada pelo estudante universitário Júlio Deranzani, que há 20 anos mora em Alcântara e passava o dia na orla com familiares. Só depois de ter sido limpo, o animal foi devolvido ao mar.
"Fizemos aquilo que podíamos", disse Júlio, que ficou chocado ao achar a tartaruga marinha nas condições que estava. "Sou um amante da natureza e fiquei sem saber o que fazer", declarou.
Júlio Deranzani disse ter postado vídeos que fez da tartaruga resgatada em redes sociais, e o fato gerou ampla repercussão. Ele informou a O Estado que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) entrou em contato com ele e informou que enviará uma equipe, junto com técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para averiguar a situação. A previsão é que o grupo esteja em Alcântara nessa terça-feira (24).
Continua após a publicidade..
A Sema e o Ibama adiantaram que vão apurar se o óleo acumulado na Praia de Itatinga é da mesma origem do material que vem poluindo outras áreas do litoral do Nordeste ou se é proveniente de algum navio ancorado na Baía de São Marcos.
Assista ao vídeo:
.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Cidades