Voluntarismo

Projeto arrecada bolsas de sangue em escola para cobrir demandas de hospitais

A Igreja Adventista do Sétimo Dia e o Hemomar pretendiam coletar 150 bolsas de sangue na escola. As doações vão beneficiar pacientes de hospitais públicos e particulares.

Nelson Melo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Doação de sangue teve como objetivo coletar 150 bolsas de sangue (doação de sangue)

Paço do Lumiar - Com o objetivo de coletar 150 bolsas de sangue, foi realizada, durante todo o sábado (17), mais uma etapa do projeto “Vida por Vidas”, iniciativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia com o apoio do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Maranhão (Hemomar). A ação voluntária aconteceu na Escola Estadual Erasmo Dias, no Conjunto Maiobão, em Paço do Lumiar. As bolsas serão distribuídas nos diversos hospitais do Maranhão, em prol de vários pacientes.

A coleta começou no turno matutino, por volta das 8h, sendo que a escola foi preparada para receber os doadores, com salas separadas para cada etapa da doação, incluindo a triagem psicossocial e clínica. Pessoas da comunidade e também da Igreja Adventista do Sétimo Dia se disponibilizaram e ofereceram seu sangue para ajudar quem precisa, como o professor Luís Gustavo Moreira Melo. “A campanha supre uma necessidade. Você tá doando parte de si para ajudar uma ou até três pessoas. É uma experiência gratificante”, pontuou ele.

Segundo Rafael Neves, coordenador de Jovens da 5ª Região, que abrange os municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, o projeto já tem mais de 12 anos em parceria com o Hemomar. “Hoje, nós somos atualmente a maior instituição doadora de sangue do Hemomar. Ano passado, nós chegamos a doar 3 mil bolsas de sangue dentro do projeto. A previsão para este ano é que alcancemos pelo menos essa quantidade de 2018”, declarou Neves.

“Vida por Vidas”

O projeto “Vida por Vidas” acontece durante todo o ano. Em 2019, o tema é “Seja um herói. Doe sangue”. A ação social ocorre não somente na região metropolitana de São Luís, como em outros municípios do interior maranhense. Em Tutoia, por exemplo, a coleta culminou em mais de 200 bolsas, entre os dias 26 e 27 de junho. “Como a Igreja Adventista está presente em todos os municípios do Maranhão, o projeto acontece em vários locais. No próximo fim de semana, estaremos na Câmara de Vereadores de Itapecuru. A meta é alcançar 200 bolsas, porque será em dois dias”, disse Rafael.

O projeto, desde a sua origem, está obtendo êxito nos seus objetivos. Em 2013, o “Vida por Vidas” doou 6.800 bolsas, como Rafael relembrou. “Foi um ano muito proveitoso. O nosso sonho é continuar doando cada vez mais. É uma das formas de nós mostrarmos o amor ao próximo. Serviço de verdade. Quando Cristo veio a Terra, uma das preocupações dele era o amor ao próximo. O estoque de sangue do Hemomar é muito baixo. Tem muita gente precisando nos hospitais. O projeto é um sucesso. Os nossos jovens estão se envolvendo muito. É uma bênção para a igreja e para as pessoas que receberão o sangue”, destacou Neves.

Parceria de sucesso

Valma Costa, coordenadora da Coleta Externa do Hemomar, enalteceu a parceria com a Igreja Adventista e comentou sobre a importância da doação de sangue. “Por meio dessa parceria, o nosso estoque de sangue aumenta e nós distribuímos para quem precisa. O Hemomar envia sangue tanto para hospitais públicos como particulares. E nós temos que ter um estoque suficiente para atender a demanda da população”, assinalou Costa.

“A Igreja Adventista tem contribuído de forma significativa com o estoque de sangue para o atendimento das urgências e emergências”, reconheceu a coordenadora da Coleta Externa do Hemomar. Convém ressaltar que a campanha do “Vida por Vidas” terá continuidade, também, em São Luís, no mês de novembro, e São José de Ribamar, em dezembro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.