Ataque

Agência bancária e caixa eletrônico são atacados no interior do Maranhão

Quadrilheiros criaram pânico em Esperantinópolis, explodiram o Banco do Brasil e enfrentaram a polícia; em Caxias, caixa eletrônico, no Mercado Central, foi arrombado

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Agência do Banco do Brasil em Esperantinópolis que foi explodida

SÃO LUÍS - As agências bancárias no Maranhão continuam sendo alvo de bandidos. Somete na madrugada desta quarta-feira, 31, ocorreram dois ataques a pontos bancários, uma agência do Banco do Brasil explodida na cidade Esperantinópolis, e um caixa eletrônico do mesmo banco, instalado no Mercado Central na cidade de Caxias, arrombado. Esse caixa eletrônico, inclusive, havia sido abastecido no dia anterior.

Caixa eletrônico no Mercado Central de Caxias foi arrombado

Para a polícia, os números são maiores em relação a bancos explodidos, 13 no toral nos sete meses deste ano, enquanto em todo o ano passado, foram 17 ocorrências. Em mais de 50% desses casos, os assaltantes não conseguiram levar nenhuma quantia em dinheiro.

Na madrugada de ontem, os quadrilheiros instalaram um clima de pânico em Esperantinópolis, mas segundo a polícia, não conseguiram roubar o dinheiro do Banco do Brasil nessa cidade. Os bandidos dispararam tiros em plena via pública, enfrentaram os policiais, atiraram em viaturas e também no quartel da Polícia Militar e destruíram a agência bancária. A população ficou amedrontada com receio de ser baleada.

O major Ricardo, comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar, informou que essa ação criminosa teria tido a participação de pelo menos 10 assaltantes que chegaram à cidade em três veículos. Uma parte do bando se deslocou até o quartel da Polícia Militar. Houve troca de tiros e a unidade policial e a viatura ficaram crivadas de balas.

Explosão

Os outros bandidos foram até o banco e promoveram a explosão. O teto despencou, os caixas eletrônios e a porta da frente ficaram danificados, com estilhaços de vidro espalhados pelo piso e na calçada.

O major informou, ainda, que os assaltantes não encontraram dinheiro na agência que não teria sido abastecida no dia anterior. Eles fugiram atirando em via pública e ainda jogaram “miguelitos” na saída da cidade para atrapalhar a ação policial.

Há informações de que os criminosos estariam escondidos no povoado Palmeiral, zona rural da cidade. Policiais militares, o Centro Tático Aéreo (CTA) e da Superintendência de Investigações Criminais (Seic) foram acionados estão realizando incursões no interior visando prenderem os quadrilheiros, mas até a tarde de ontem não tinham obtido sucesso.

Ação frustrada

Os bandidos também atacaram o Banco do Brasil, em Rosário, na madrugada de quinta-feira, dia 25, em mais uma ação criminosa frustrada. O major Francisco Pereira, comandante do 27º Batalhão da Polícia Militar, informou que quatro assaltantes tomaram de assalto um veículo Corsa Classic nas imediações do município de Axixá e seguiram para Rosário, onde chegaram por volta das 4 horas e foram diretamente para a agência, no centro da cidade.

Dois criminosos entraram no banco e instalaram as bananas de dinamite. Houve a explosão que afetou os caixas eletrônicos e o setor do cofre central da agência. A polícia foi acionada e os bandidos com receio de serem presos em flagrantes fugiram sem levar dinheiro.

O major também informou que os militares encontraram ainda, explosivos não detonados dentro do banco. A polícia acredita que os criminosos, no momento da ação, não portavam armamento de grosso calibre. O caso está sendo investigado pela equipe da Seic.

Região dos Cocais

Ainda na madrugada de ontem, cinco bandidos fizeram vigilantes reféns e arrombaram o caixa eletrônico, instalado no Mercado Central da cidade de Caxias. O valor levado não foi informado pela polícia.

Eles chegaram fortemente armados, inclusive com fuzis e fizeram os vigilantes da feira de reféns. Logo depois os assaltantes arrombaram o caixa eletrônico utilizando um maçarico e fugiram em um veículo, de marca e placas não identificadas. Policiais foram acionados e fizeram rondas pela cidade, mas até a tarde de ontem não havia registro de prisão dos acusados. A Seic investiga o caso.

Entenda

Arrombamentos a bancos no estado durante este ano

Dia 17 de janeiro: Banco do Brasil da Alemanha, na capital;

Dia 23 de janeiro: Banco do Brasil do Calhau, na capital;

Dia 24 de fevereiro: Caixa Econômica Federal do Monte Castelo, na capital;

Dia 14 de março: Banco do Brasil do Anil, na capital;

Dia 9 de abril: Banco do Brasil de Santa Inês;

Dia 3 de junho: Banco do Brasil do Calhau, na capital;

Dia 4 de junho: Banco do Brasil e Bradesco em São Bernardo;

Dia 8 de junho: Bradesco em Penalva;

Dia 26 de junho: Banco do Brasil do João Paulo, na capital;

Dia 2 de julho: Bradesco em nova Olinda;

Dia 25 de julho: Banco do Brasil em Rosário.

Dia 31 de julho: Banco do Brasil em Esperantinópolis

Número

13

agências bancárias, a maioria do Banco do Brasil, já foram destruídas por bandidos no interior e na capital do Maranhão nos sete meses deste ano; Ano passado, foram 14 nos 12 meses

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.