Tragédia

Muro de uma escola cai e causa morte de operário, no Paranã

Vítima trabalhava na poda de árvores e ao retirar os galhos cortados, foi surpreendido com a queda do muro que estava com a estrutura comprometida

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Destroços do muro da UEB Paranã que soterrou um operário que fazia polda de árvores (Muro)

SÃO LUÍS - A polícia abriu inquérito para investigar a morte do operário Josiel Batista Martins Pinheiro, de 52 anos, e denominou esse fato como “tragédia anunciada”. De acordo com a polícia, uma parte do muro da UEB Paraná, em Paço do Lumiar, caiu em cima do operário que realizava o serviço de poda de uma árvore no fim da manhã de ontem. Ele morreu no local.

“O muro dessa escola não apresenta uma boa estrutura e poderia ter caído sobre qualquer pessoa e até mesmo de um estudante. O que aconteceu foi uma tragédia anunciada”, disse a delegada Eunice Rubem, da Delegacia Especial do Maiobão. Ela informou que um funcionário de uma empresa foi ainda no início da manhã de ontem até a residência da vítima, no Pindaí, em Paço do Lumiar e contratou o eu serviço e de mais duas pessoas para fazerem reforma estrutural nessa escola.

Os trabalhadores chegaram a podar árvores, nas proximidades da escola. Em determinado momento, uma parte do muro da escola caiu sobre a vítima, no momento em que ela estava recolhendo alguns galhos de árvore. Os outros operários ainda tentaram socorrê-lo, tiram alguns destroços de cima da vítima e chamaram os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “A vítima estava de costas quando o muro caiu”, afirmou a delegada.

Ela disse, também, que a médica do Samu tentou reanimar o operário, mas ele não resistiu. Josiel Batista apresentava fraturas no tórax e também na cabeça. No local do acidente, havia marcas de sangue. Os peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) foram acionados e realizaram a perícia no local.

A delegada informou que a causa morte do operário ainda está indeterminada. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, para a autópsia e o resultado será anexado ao inquérito. “Foi instaurado o inquérito policial para identificar os responsáveis dessa tragédia. No local ficou evidente que nenhum dos operários estava utilizando equipamentos de segurança”, explicou a delegada.

Os alunos foram proibidos de entrarem na escola devido a tragédia ocorrida com a morte do operário. Eles informaram que não haverá aula nesta sexta-feira, 5.

Nota

A Prefeitura de Paço de Lumiar manifestou, por meio de nota, profundo pesar pela morte do operário contratado pela empresa Pilar Construções para trabalhar na reforma da UEB Paranã. A nota informou, ainda, que o trabalhador foi atingido pelo muro ao puxar o galho de árvore que estava sobre a construção, mas o operário não resistiu aos ferimentos na cabeça. A Prefeitura lamentou a fatalidade e vai determinar à empresa Pilar Construções que preste todo o auxílio à família da vítima.

Saiba Mais

Arrombamento de escola

A polícia informou que a UEB Felipe Conduru, na avenida Guajajara, no bairro do São Cristóvão, foi arrombada durante a madrugada desta quinta-feira, 4. Os assaltantes teriam roubado do local uma televisão, caixa de som, máquina de xerox e outros objetos de valor. O caso está sendo investigado pela delegacia do bairro. Até o fechamento desta edição não havia registro de identificação dos criminosos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.