Empreitada criminosa

Agentes da lei se tornam alvos de criminosos na Grande São Luís

Somente este mês, pelo menos dois profissionais dessa área foram vítimas de atos bárbaros na Ilha. O último caso ocorreu na noite de São João, no Anil

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Zaidan Costa Sousa quando era colocado na cela na delegacia (Prisão)

SÃO LUÍS - Os agentes da lei estão na mira de criminosos. Somente neste mês, dois profissionais da área foram vítimas de atos cometidos por “faccionados” na capital. Um dos últimos casos ocorreu em plena noite de São João, 24. Um agente penitenciário, nome não revelado, viveu momento de pânico no bairro do Anil. Segundo a polícia, ele teve o seu veículo Sandero prata tomado de assalto por um grupo de bandidos, inclusive composto por menores. Ele foi deixado amarrado em uma base de concreto com os pés e mãos presos.

A vítima registrou a ocorrência no plantão de Polícia Civil das Cajazeiras, informando que ao transitar pela Avenida Edson Brandão, nas proximidades da antiga sede do clube do Lítero, foi abordada por quatro homens armados que teriam saído de uma área de matagal. Os bandidos assumiram a direção do carro e encontraram o fardamento do agente penitenciário. Eles ainda chegaram a pensar que se tratava de um policial militar.

O agente penitenciário foi colocado, então, na mala do veículo. Os bandidos rodaram pela cidade por mais de 40 minutos e retornaram ao antigo Lítero, onde ordenaram que ele descer do carro e saísse correndo pelo matagal. Só que o agente, com receio de ser morto a tiros, sugeriu aos bandidos que o abandonassem no local, amarrado.

A vítima teve os pés e as mãos amarrados em uma base de concreto e ao saírem, disseram que resolveriam uma briga com “faccionados” rivais e logo depois voltariam para matá-lo. O agente penitenciário conseguiu se soltar e ir até a avenida, onde pediu ajuda a um morador da área, e acionaram a Polícia Militar.

Os militares realizaram rondas pela cidade e conseguiram interceptar os criminosos na Avenida Joaquim Mochel, no bairro do Cohatrac. O carro ocupado pelos bandidos somente parou após um disparo felo pelos policiais.

No Sandero, além dos quatro bandidos, havia mais duas mulheres e todos foram apresentados no plantão de Polícia Civil do Cohatrac onde ficou constatado que apenas um deles era maior de idade, Zaidan Costa Sousa, de 18 anos, que foi atuado por sequestro e roubo.

Mais ocorrência

Outro caso envolvendo agentes da lei ocorreu na manhã do dia 13 deste mês, no município de Paço do Lumiar, na Região Metropolitana de São Luís. A vítima foi Marcos Pablo Sousa Penha, de 31 anos, monitor de uma das unidades da Fundação da Criança e do Adolescente do Maranhão (Funac) da capital, que foi executado por criminosos ainda não identificados.

De acordo com a polícia, Marcos Pablo caminhava no sentido do seu local de trabalho, na companhia de uma pessoa, quando foi surpreendido por dois homens em uma motocicleta. Foram pelo menos cinco tiros que lhe atingiram, dois na região das pernas e três nas costas.

A pessoa que o acompanhava conseguiu escapar dos assassinos. Marcos Pablo ainda foi socorrido e levado para o Hospital Socorrão II, mas morreu antes de ser submetido a tratamento cirúrgico. Segundo a polícia, a arma utilizada foi uma pistola ponto 40 e o caso está sendo investigado pela Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.