Audiovisual

Tambor de crioula em série

Composta por 13 episódios, produção de Frederico Machado será filmada em São Luís; até quinta-feira (20) ocorrem os testes para o elenco

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
“Punga”, falará sobre tambor de crioula (tambor de crioula série)

São Luís - O cineasta Frederico Machado se prepara para iniciar as filmagens de seu mais recente projeto. Trata-se de “Punga”, uma séria composta por 13 episódios que serão exibidos ano que vem no canal Cine Brasil TV, com produção da Lume Filmes. O trabalho está em fase de pré-produção, com a realização, até quinta-feira (20), das audições para a parte local do elenco que também terá artistas de fora do Maranhão. O processo de seleção do elenco iniciou ontem e ocorrem no Cine Lume (Renascença II). Os interessados em fazer os testes devem chegar ao local até às 9h. As audições prosseguem até às 13h.

Como o próprio nome sugere, “Punga”, falará sobre tambor de crioula. Frederico Machado explica que é uma ficção que trata sobre empoderamento feminino, política atual, cultura popular em extermínio, questão de posse de terra. Segundo o diretor, a produção é pensada para um público jovem.

As filmagens estão previstas para começar no dia 8 de julho, em São Luís e deverão durar cerca de dois meses. “Punga” conta a história de uma jovem negra que foi adotada por uma família de classe alta de São Luís. Com a chegada da adolescência, ela resolve descobrir suas origens. Apaixonada por tambor de crioula, bumba meu boi e reggae, é levada, pelas circunstâncias, a se tornar líder da comunidade de sua avó biológica, que está prestes a ser invadida por um grupo imobiliário estrangeiro.

Para ajudá-lo a contar esta história, o cineasta Frederico Machado conta com uma equipe de profissionais de peso. Na codireção e roteiro, Helena Machado, teatróloga e escritora do Rio de Janeiro; o preparador de elenco Ole Ordman, que é alemão; o pernambucano Alexandre Taquary, que assina a direção de produção; e a piauense Mônica Mello, fazendo a produção executiva.

Frederico Machado explica como nasceu o projeto. “Foi uma necessidade de falar sobre o atual momento político, mas de forma diferente. Através da resistência cultural e dos jovens. É uma série comercial, mas que vai ter momentos autorais fortes, dai meu interesse na série, pelo seu conceito”, pontua o cineasta.

Para ele, é importante que o projeto tenha a representatividade do Maranhão. “Queremos que a cidade toda se envolva e eu, particularmente, quero colocar o máximo possível de atores e equipe maranhense no trabalho”, adianta.

Teste de elenco

Podem fazer os testes para a série atores e atrizes, com ou sem experiência profissional. “A produção traz a proposta de contar com atores maranhenses, com ou sem experiência para contar essa história que tem como pano de fundo o cenário do tambor de crioula na cidade”, frisa o diretor de produção, Alexandre Taquary.

Para se inscrever é necessário apresentar um vídeo de um minuto feito com câmera de celular, no qual o candidato falará de sua vida, gostos pessoais, o que faz, etc. Além disto é importante apresentar dados pessoais que devem constar medidas corporais devido às especificações de alguns personagens, DRT (se tiver), currículo artístico (devendo constar se o candidato possui habilidades musicais, domínio de outras línguas, etc), fotos, videobook ou link(s) de trabalhos e testes em vídeo.

O material deve ser enviado para selecaopunga@gmail.com - colocando o nome da personagem no assunto. O perfil dos personagens está disponível na página Lume Filmes, no Facebook.

Serviço

O quê

Teste de elenco para “Punga”

Quando

Até quinta-feira (20), às 9h

Onde

Cine Lume – Renascença II

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.