Missão

Deputados do MA vão a Guiana Francesa visitar Centro de Lançamento

Objetivo da missão internacional, que será liderada pelo ministro Marcos Pontes, é conhecer um dos mais desenvolvidos centros de lançamentos do mundo

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Pastor Gildenemyr vai ser um dos deputados maranhenses na missão internacional (Pastor Gildenamyr)

Deputados federais que integram a bancada maranhense no Congresso Nacional vão embarcar na próxima segunda-feira em missão internacional à Caiena, na Guiana Francesa. Os parlamentares serão recebidos por autoridades da Guiana – território francês que pertence à União Europeia -, e farão uma série de visitas, dentre elas ao Centro de Lançamento de Kourou, que pertence a Agência Espacial Europeia e se tornou uma potência mundial no setor.
A comitiva, que será liderada pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação, Marcos Pontes, sairá de Brasília para São Luís no próximo domingo, num avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e somente na segunda-feira embarca da capital maranhense para Caiena.
A O Estado, o deputado pastor Gildenemyr (PMN) afirmou que o objetivo com a missão internacional é conhecer de perto o modelo de exploração que deve ser adotado no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, com a parceria entre o Brasil e os Estados Unidos.
“Esta é mais uma oportunidade que nós, deputados, teremos para conhecer mais sobre essa parceria comercial na área espacial. Fala-se de mercado de bilhões de dólares. Mas estamos interessados mesmo em saber quais os impactos – positivos e negativos -, de uma exploração como a prevista no acordo Brasil com os Estados Unidos em relação à base de Alcântara. Como na Guiana Francesa esta realidade já existe, vamos poder observar na prática os aspectos sociais e econômicos”, disse.
Edilázio Júnior (PSD) também falou da importância da missão internacional.
“É uma oportunidade não só como parlamentar, de apreciar em breve esse Acordo de Salvaguardas, mas como maranhense de ver o resultado prático de um centro de lançamento em funcionamento, como é esse de Kourou na Guiana Francesa e os impactos socioeconômicos que ele trouxe para a região”, disse.

Missão
Na Guiana Francesa, a comitiva será recebida pelo presidente Collectivité Territoriale de Guyane, Rodolphe Alexandre.
Logo em seguida, os parlamentares e o ministro farão uma reunião com o comandante das Forças Armadas da França na Guiana – responsável pela segurança da Base de Lançamentos e de Kourou –, e depois serão recebidos pelo governador Patrice Faure.
Na terça-feira a comitiva fará um deslocamento terrestre de Caiena para a cidade de Kourou, onde fica instalado o Centro de Lançamento.
No período da manhã, os parlamentares e o ministro se reunirão com o prefeito de Kourou, Ringuet, e com lideranças locais.
Logo em seguida, por volta das 10h40, eles visitarão um cluster industrial de Kourou [complexo de empresas industriais] e farão um Tour por Kourou (visita ao Instituto de Educação, hospital, dentre outros).
Depois de um almoço oferecido por lideranças políticas, a comitiva fará a visita – já no período da tarde -, ao Centro de Lançamentos. A visita encerra a missão internacional da comitiva, que retorna em seguida ao Brasil.

Ministro visitou CLA de Alcântara e destaca importância de projeto

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, visitou no mês abril o Centro de Lançamento de Alcântara e discutiu ações e melhorias que poderão ser implementadas no Acordo de Salvaguardas Tecnológicas entre Brasil e Estados Unidos.

No CLA, o ministro participou de uma reunião com militares e assistiu a uma apresentação do coronel Aviador Marco Antônio Carnevale Coelho, diretor do centro, sobre a estrutura da base e sua importância para o projeto aeroespacial brasileiro.

“A gente tem de fazer as coisas para as pessoas, que é a parte mais importante”, ressaltou Marcos Pontes. Segundo ele, a aprovação do acordo vai representar desenvolvimento social e econômico para a região, com a geração de empregos, na criação de novas empresas e na ampliação do empreendedorismo e negócios de base local.

Pontes também afirmou na ocasião, que a parceria com os americanos não afeta a soberania nacional e que o Brasil terá o controle total do Centro Espacial de Alcântara.

“Não existe nenhuma parte do centro que os brasileiros não terão acesso. Tudo será inspecionado por autoridades brasileiras. A soberania vai ser preservada”, assegurou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.