Meio jurídico

Esmam promove palestra com ministro Joel Paciornik, do STJ

Palestrante convidado, ministro do Superior Tribunal de |Justiça dissertará sobre prisão cautelar e evolução jurisprudencial na sede da Escola Superior da Magistratura, na próxima quinta-feira, 23; inscrições podem ser feitas no dia do evento

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Ministro do STJ, Joel Ilan Paciornik, será palestrante de evento na área do Direito promovido pela Esmam (Divulgação)

SÃO LUÍS - A Escola Superior de Magistratura (Esmam) realizará, na próxima quinta-feira,23, mais um evento expressivo voltado para a área do Direito. Com o tema “Prisão cautelar e evolução jurisprudencial”, a palestra do Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ, Joel Ilan Paciornik, tem como objetivo aprimorar os conhecimentos do público de São Luís e estimular o debate de temas relevantes no meio jurídico.

A atividade é aberta ao público e integra o projeto “Durante o Expediente”, desenvolvido pela Esmam. As inscrições, com direito a certificado da instituição, poderão ser feitas no dia do evento, no auditório "Madalena Serejo", no Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau), onde será realizada a palestra, a partir das 8h.

Podem participar desembargadores, magistrados, servidores do Judiciário, advogados, acadêmicos, professores, além de membros do Ministério Público, Defensoria e Procuradorias. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3235-3231/3227-8087 ou por e-mail, por meio do endereço esmam@tjma.jus.br.

Joel Ilan Paciornik
Ministro do STJ, Joel Ilan Paciornik graduou-se pela Faculdade de Direito de Curitiba, em 1987. É mestre em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Após atuar como advogado, juiz estadual e procurador do município, em Curitiba, em 1992 ingressou na magistratura federal. Atuou em Foz do Iguaçu e na capital do Paraná. Foi vice- diretor e diretor do foro da Seção Judiciária do Paraná em 1998 e 1999, respectivamente. Entre 2000 e 2002 foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná e diretor da Escola da Magistratura do estado (Esmafe/PR).

Em julho de 2005 passou a atuar como juiz convocado no tribunal. Em agosto de 2006 foi promovido por merecimento ao TRF4, assumindo vaga aberta com a aposentadoria do desembargador federal Wellington Mendes de Almeida. Na Corte, o magistrado foi presidente da 1ª turma e integrou o Conselho de Administração. Além disso, foi vice-corregedor regional no biênio 2011/2013 e vice-diretor da Escola da Magistratura (Emagis), eleito para o biênio 2015/2017.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.