Foragido

Vinte e nove presos não voltaram da saída temporária do Dia das Mães

Nas duas saídas temporárias deste ano, Pascoa e Dias das Mães, 60 apenados passaram à condição de foragidos da Justiça, por não terem retornado ao presídio

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Complexo penitenciário de Pedrinhas (pedrinhas)

SÃO LUÍS - Sessenta apenados do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, beneficiados com as saídas temporárias da Páscoa e do Dia das Mães deste ano, que não retornaram aos presídios, estão agora na condição de foragidos. Somente na saída temporária do Dia das Mães, segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), 603 custodiados deixaram a unidade prisional, no dia 8, e, destes, 29 não retornaram até 18 h de terça-feira, 14, prazo estabelecido pelo Poder Judiciário.

A portaria assinada pelo juiz da 1ª Vara de Execuções Penais (VEP), Márcio Castro Brandão, determinava que os apenados, que não voltassem ao presídio, terão regressão do regime e com ordem de prisão expedida. As Polícias Civil, Militar, Rodoviária e Federal serão informadas.

Quatro apenados, beneficiados com a saída do Dia das Mães, segundo a polícia, foram presos. Um deles foi Erisson Lopes da Silva, de 24 anos, que foi detido por praticar assalto com uso de arma de fogo, na área do Anil, na tarde desta terça-feira.

O outro apenado preso foi Henrique Bezerra, de 22 anos, que foi abordado, na noite do último dia 10, por uma guarnição da Polícia Militar na estrada do Sítio Grande, em Paço do Lumiar. Ele conduzia uma motocicleta Bros vermelha, de placa PTG-5498, portando um revólver calibre 32, com três munições.

Os outros dois, Carlos Eduardo Silva Santos e Gilmar dos Santos Silva, já haviam se apresentado, mas acabaram presos dentro do presídio, quando recebiam celulares que eram jogados por cima do muro por Josiane Santos Viegas. Foram apreendidos quatro celulares e dois carregadores. A mulher também foi presa.

Semana Santa

Na saída temporária de Páscoa deste ano, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou, por meio de nota, que 659 internos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas deixaram de fato o presídio no 17 de abril. Destes, 31 não retornaram à unidade prisional no prazo estabelecido pelo Poder Judiciário, no dia 23.

Um dos beneficiados nessa saída temporária, Adriano Lima de Jesus Santos, o Espinho, de 25 anos, foi preso no dia 19, na Vila Bom Viver, por descumprir a Lei de Execuções Penais (LEP). Ele estava em um bar, segundo a polícia, ingerido bebida alcoólica.

Números

603

foi o número de apenados que deixaram Pedrinhas beneficiados com a saída temporária do Dia das Mães e 29 não voltaram a unidade prisional; na saída de Pascoa, 659 saíram e 31 não voltaram

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.