DESAFIO DOS BEIJUS

Mão na massa na TV: "Desafio dos Beijus" estreia no sábado

Reality culinário do Daqui teve ontem a gravação de episódio; participantes prometem disputas acirradas pela vitória, troféu e voucher de compras

IGOR LINHARES / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Episódio do reality “Desafio dos Beijus”, gravado ontem (beiju)

O programa Daqui, da TV Mirante, iniciou a gravação dos episódios de seu reality show culinário, o “Desafio dos Beijus”. A novidade, recheada do que há de mais tradicional e exótico na cozinha maranhense, promete disputa acirrada entre os nove participantes já selecionados. A estreia será no próximo sábado (18) e apresentará ao telespectador as delícias preparadas pelos concorrentes, que caminham em busca da primeira posição, que dará direito ao troféu e um voucher de compras no Mateus Supermercados.

Fazer beiju pode até parecer uma tarefa simples, mas será uma das mais árduas para os participantes do reality “Desafio dos Beijus”. Isso porque eles deverão apresentar, além da crucial massa leve e branca, que faz parte da mesa de tantos maranhenses, uma explosão de sabores, como resultado de uma ideia bem bolada, com aquele toque de criatividade que todo piloto de fogão tem. Tudo isso, claro, nos padrões de uma montagem de excelência, uma vez que a boa aparência faz do produto um objeto de desejo.

Na manhã de ontem (14), o piso superior do Spazzio do Supermercado Mateus, na Cohama, onde está montada a cozinha do reality, recebeu os participantes para a gravação de um dos episódios. O Estado aproveitou para dar uma conferida e, de antemão, pode garantir que, sobre as bancadas, além dos ingredientes que têm o poder de assegurar uma vaga na final, que ocorrerá no dia 8 de junho, esteve, também, o sufoco de três dos cozinheiros estreantes do reality, que irá ao ar durante o Daqui do próximo sábado.

No total, o reality “Desafio dos Beijus” terá quatro episódios, e, em cada um dos três primeiros, três dos nove participantes competirão, sendo um vencedor ao final de cada programa. “O reality é, sem dúvida, uma oportunidade de dar visibilidade ao trabalho dos cozinheiros que foram selecionados. Os beijus, por critério, apresentarão um pouquinho dos quatro cantos do Maranhão, uma vez que os ingredientes utilizados são, em sua maioria, nativos do estado, além de conhecidos e utilizados por muitos maranhenses no dia a dia”, contou a diretora de programação da TV Mirante, Viviane de Paula.

Para uma das competidoras, que utilizará dois ingredientes-raiz do Maranhão, na composição do beiju, a oportunidade de cozinhar para o público, na televisão, é imensurável. “O programa me deixa esperançosa na valorização dos cozinheiros regionais e na divulgação da gastronomia maranhense, que é tão rica. Como participante, me sinto muito honrada em fazer parte de tudo isso”, contou a cozinheira Thanara Leão.

Participantes

Rachel Bonfim, da Liberdade, com o beiju de vinagreira com
recheio de camarão

Guillermo Lazar, da Ponta da Areia, com o beiju de camarão, queijobrie e geleia de cupuaçu

Mary Cristian, do Parque Antenas, com o beiju vegano

Thanara Leão, do Jardim Araçagi III, com o beiju de galinha
caipira com pequi

Nathanael Souza, do São Raimundo, com o beiju de farinha de mandioca com coco babaçu recheado com purê de abóbora, charque e queijo coalho

Nayane Patricia, da Cururuca (Paço do Lumiar), com o beiju
de tapioca com macaxeira e coco recheado com carne de sol
e queijo coalho

Vanusa Costa, do Macau (São José de Ribamar), com o beiju dourado

Joselina Fontenele, do Jardim São Cristóvão, com o beiju de milho com recheio de peixe traíra

Geyciane da Cruz Barroso Cabral, do Turu, com o beiju de cuscuz

Sobre o beiju

O beiju é uma iguaria tipicamente brasileira, de origem indígena e descoberta em Pernambuco, feita com a tapioca (fécula extraída da mandioca, usualmente granulada), que ao ser espalhada em uma chapa ou frigideira aquecida coagula-se e vira um tipo de panqueca. O recheio varia, mas o mais tradicional é feito com coco ou queijo coalho. É um quitute muito comum no Nordeste e Norte do Brasil.
É comum também encontrar as variedades conhecidas como beiju de lenço, beiju de massa, de carne seca e outras, feitas em fornos das casas de farinha das comunidades rurais em determinadas épocas do ano.

Exibição

Episódio 1: dia 18 de maio – fase eliminatória

Episódio 2: dia 25 de maio – fase eliminatória

Episódio 3: dia 1º de junho – fase eliminatória

Grande final: dia 8 de junho

SAIBA MAIS

GRANDE FINAL

Os três finalistas participarão da Grande Final, exibida no dia 8 de junho. Neste dia, os finalistas devem fazer uma receita utilizando ingredientes surpresa, indicados pela produção do reality apenas no dia da gravação. As receitas serão avaliadas por um júri composto por um chefe de cozinha e um representante da cultura maranhense.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.