COLUNA

As movimentações

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25

Como já vinha sendo falado nos bastidores, o presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PCdoB), vai ter pela frente mais três anos e meio no comando da Casa. Além de mais um ano e meio do atual mandato, o comunista conseguiu mais dois em eleição consensual realizada ontem, em sessão extraordinária.
Apesar de Othelino falar que sua reeleição é fruto de união do parlamento, entendimento consensual entre os deputados e trabalho em prol do Maranhão, pesa na recondução do presidente da Assembleia uma disputa interna no grupo do governo Flávio Dino (PCdoB) que passa pelas eleições de 2020 (em São Luís, principalmente) e também pelo pleito de 2022.
E nessa disputa estão nomes como Neto Evangelista (DEM), Rubens Júnior (PCdoB), Osmar Filho (PDT), o próprio Othelino Neto e os espaços de poder em que cada um vem atuando e conquistando. Dos citados, todos fazem parte de um subgrupo governista: o de Weverton Rocha.
Do outro lado da disputa tem o vice-governador, Carlos Brandão (PRB), que já afirmou e reafirmou que disputará o Governo do Estado em 2022.
Pelos movimentos e articulações, por enquanto, o senador Weverton Rocha parece ter saído mais à frente. Assembleia, Câmara Municipal de São Luís, Prefeitura da capital e Famem são os espaços que o pedetista costurou e conquistou colocando seus aliados.
Brandão, por enquanto, parece ter força no Palácio dos Leões e assim tenta ampliar para fora dos muros.
O fato é que 2020 será uma prévia do que deverá ocorrer dois anos depois.

Ausente
O único deputado que não participou da eleição da nova Mesa Diretora foi Hélio Soares (PP). Ele não esteve presente na sessão extraordinária.
Soares foi o único parlamentar entre os 42 que chegou a se manifestar contra o projeto de resolução que permitiu a antecipação em mais de um ano do pleito interno da Assembleia.
O deputado do PP chegou até a cogitar que entraria na Justiça contra a proposta, mas parece que tudo acabou ficando somente no campo das ideias.

Comemoração
A sessão ordinária em que ocorreu a eleição para a futura Mesa Diretora da Assembleia Legislativa acabou sendo a única de ontem.
Isso porque os deputados saíram para comemorar o consenso na Casa e não mais retornaram para a sessão regimental, prevista para as 16h.
O almoço para marcar a nova composição da Mesa Diretora acabou avançando pela tarde inteira e os deputados não conseguiram voltar a tempo.

Adiado de novo
Como não teve deputado em plenário, a proposta que pede empréstimo de R$ 623 milhões ficou para outro dia, mais uma vez.
O pedido do Palácio dos Leões chegou em março e tramitou na Casa todo o mês de abril, sem grandes avanços.
Já aprovada na CCJ, a proposta agora espera parecer da Comissão de Orçamento para depois ir a plenário. Talvez hoje a votação do pedido de empréstimo aconteça realmente.

Reunião
O presidente da República, Jair Bolsonaro, vai se reunir, na quinta-feira, 9, com os nove governadores do Nordeste. Entre eles estará o governador Flávio Dino, que garantiu que irá a Brasília.
Esta é uma oportunidade para o comunista mostrar aos maranhenses que sabe agir como gestor e não somente como adversário político ácido do governo Bolsonaro.
Resta saber se o presidente da República também agirá como um gestor e não fará diferença por cor partidária.

Reorganização I
O líder da Prefeitura na Câmara dos Vereadores de São Luís, Pavão Filho (PDT), confirmou durante a sessão de ontem que parte dos vendedores ambulantes na capital terá novo endereço.
Eles serão encaminhados pelo Município para as antigas instalações do supermercado desativado, ao lado da Embratel, no Centro.
Esta informação acaba com a preocupação dos lojistas da Rua Grande, que estavam apreensivos de ter de volta, na frente das lojas, os vendedores informais.

Reorganização II
Ainda na sessão de ontem no Legislativo Municipal, o vereador Honorato Fernandes (PT) mencionou em sua fala a reportagem publicada por O Estado nos dias 27 e 28 do mês passado, que constata a decadência das bancas de revista na cidade.
Segundo ele, havia uma promessa da Prefeitura de São Luís para que, pelo menos, seis bancas retornassem à Praça Deodoro após a reforma.
Enquanto isso não ocorre, parte dos vendedores permanece na Rua do Outeiro, aguardando por definição.

DE OLHO

R$ 173 milhões é o valor já pago, em 2019, pelo governo estadual em amortização e encargos da dívida externa

E MAIS

• A vinda de mais um ministro do governo Bolsonaro ao Maranhão tem dado a oportunidade aos deputados federais de mostrar os problemas do Maranhão.

• Com a vinda de Tereza Cristina, ministra da Agricultura, os deputados querem mostrar o potencial do Maranhão na área.

• O deputado Pastor Gildenemyr (PMN), que faz parte da Comissão de Agricultura, por exemplo, pretende dialogar com a ministra sobre a agricultura familiar e a necessidade de incentivos aos pequenos agricultores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.