Irregular

Sujões descartam lixo em rua no bairro Alemanha, na capital

Coleta municipal funciona normalmente, segundo a Prefeitura, mas as pessoas insistem em jogar os dejetos na Rua Edson Brandão

Monalisa Benavenuto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Rua Edson Brandão, na Alemanha, se transformou em um lixeiro (lixo)

Pontos de descarte incorreto de resíduos sólidos podem ser constatados em diversos terrenos baldios e calçadas da cidade. Mas na Rua Edson Brandão, no bairro Alemanha, o desrespeito não se restringe aos lotes, nem ao passeio público, e os amontoados de lixo - composto por materiais diversos, desde restos de comida a galhos de árvores - já se espalham por mais da metade da pista, prejudicando o fluxo de veículos no local, que costuma ser intenso devido à proximidade de pelo menos três escolas, entre públicas e privadas.

Quem trabalha ou passa com frequência pelo local reivindica melhoras e garante que o problema é causado pelos próprios moradores, como contou o aposentado José Borralho, que diariamente deixa e busca o filho no colégio. “Eles jogam de tudo aí. Tem dia que está insuportável. O serviço de coleta funciona, mas não adianta, porque eles insistem em jogar lixo aqui”, declarou o pai que, além do incômodo, teme pela saúde do filho, uma vê que o problema possibilita a proliferação de diversos vetores.

A situação prejudica também quem depende do movimento de alunos e responsáveis, como o vendedor de lanches Orlando Veiga, que atua no local há mais de 15 anos e garante: “Desde que cheguei é assim. Tem dias que o cliente nem encosta para lanchar porque o mau cheiro é demais”.

Continua após a publicidade..

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.