EXPOSIÇÃO

Maranhense leva suas experiências ao aeroporto de São Luís

Na exposição de fotos pelos 130 países que já visitou, engenheiro agrônomo leva ao público uma amostra de suas viagens por todos os continentes da Terra na companhia de suas muletas e a partir delas

IGOR LINHARES / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

[e-s001]O engenheiro agrônomo e maranhense Luíz Tha­deu Nunes e Silva, de 60 anos, nunca imaginou que uma reviravolta lhe trouxesse um novo sentido à vida. Hoje, com a mobilidade reduzida após um acidente de carro ocorrido no ano de 2003, que lhe deixou por cerca de quatro anos acamado, nem as muletas, que lhe dão forças para continuar em suas andanças, o impediram de seguir no ponteiro da bússola, que o levou, até agora, a 130 países e todos os continentes da Terra. Não bastasse tamanha resiliência, ele aproveitou suas viagens não só para contar histórias, mas para ex­por as experiências vividas, em ca­da lugar visitado, por meio da fotografia.

Como um bom filho sempre à casa torna, Luíz Thadeu, apesar de conhecer a grande maioria dos países e possuir fascinação por todos eles, reside em São Luís e trouxe consigo, de todas as centenas de viagens que já fez, uma bagagem de experiência e histórias contadas por meio de fotografias, que serão expostas a partir de quinta-feira (14), por, pelo menos, 15 dias, na área de eventos do Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, na capital maranhense. Além do que, exclusivamente, será homenageado pela Infraero com uma placa enaltecendo sua coragem e força de vontade em desbravar to­dos os cantos da Terra. A exposição de fotografias tem por nome “Volta ao mundo de muletas”.

O começo de tudo
As experiências começaram em 2009, após o convite de um filho, que morava na Irlanda, para conhecer o país, ao qual o engenhei­ro resistiu por, segundo ele, não encontrar perspectiva, logo no período de adaptação às muletas. Contudo, em função da insistência do filho, Luíz Thadeu deu o passo que o levaria a outras centenas de países já visitados, o que se tornaria seu maior sentido para viver, pois não há nada mais encantador que conhecer outras culturas, ou, como ele mesmo diz, “conhecer pessoas”.

“São muitas as experiências e troca de informação. Não há nada melhor que apreciar novas culturas, conhecer pessoas. O primeiro país visitado foi um convite para outros muitos, para conhecer to­dos os cinco continentes da Terra, e não há nada mais tentador que desvendar o mundo, os outros países Brasil à fora”, disse..

A mudança
A vida do engenheiro agrônomo Luíz Thadeu, até que se tornasse a aventura tão desejada por muitos, como é atualmente, foi bruscamente mudada após um acidente que lhe deixou com uma das pernas comprometida, após ter pegado um táxi para tentar encontrar o ônibus perdido que lhe levaria do Rio Grande do Norte ao estado do Ceará. Em reportagem veiculada por uma revista nacional recentemente, o viajante contou como tudo aconteceu e reafirmou a O Estado, em entrevista na ma­nhã de ontem, 12.

“O motorista do táxi que me levava para tentar encontrar o ônibus com destino ao Ceará foi atender o celular e bateu de frente com um caminhão. Sentado no banco traseiro, tive minha perna esquerda moída. Acordei em cima da caçam­ba de um outro veículo, no qual fui levado ao hospital”, narrou.

Luíz Thadeu contou que não fazia ideia da gravidade do acidente, nem da extensão da lesão que lhe deixaria com a mobilidade reduzia, tendo, inclusive, durante a recuperação, que reaprender a andar - algo que faria tão bem quanto antes a partir dali, já que ao mesmo tempo uma desgraça lhe custaria plena locomoção e o levaria a lugares nunca antes cogitados.

[e-s001]O porvir
Na cabeça de outra pessoa, 130 países, além de inimaginável, seria o número suficiente de nações para se ter conhecido. Mas não para Luíz Thadeu, que disse estar “apenas no meio da caminhada” e que o objetivo, obviamente, é conhecer todas os 194 nações reconhecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo ele, “o mundo conspira a favor de quem gosta de sair de casa”, e as malas já estão prontas para a próxima, pois, novamente, o que mais lhe fascina no mundo é conhecer pessoas.

Homenagem da Infraero

“Deste aeroporto, partiu Luíz Thadeu Nunes e Silva, engenheiro agrônomo, andarilho e sonhador, que superou suas limitações, deu asas aos seus sonhos e pisou com muletas em mais de 130 países em todos os continentes da terra”.

SERVIÇO
Lançamento: 14 de março
Horário: 15h30
Local: Área de eventos do aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.