INACABADA

Obra parada é motivo de queixa

Onde funcionava o CE. Antônio Jorge Dino seria construído um Centro de Referência da Juventude

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Obra em imóvel que serviu como escola está parada no Bairro de Fátima (obra parada)

O Centro de Ensino Dr. Antônio Jorge Dino, localizado na Rua dos Correios, no Bairro de Fátima, foi desativado há cerca de um ano, pa­ra a construção de Centro de Referência da Juventude, pelo Governo do Estado. No local, seriam oferecidos cursos e atividades culturais para crianças e adolescentes, mas as obras, que começaram no início de 2018, de acordo com a população foram interrompidas em agosto, gerando preocupação entre moradores.

Segundo informações repassadas à comunidade, a obra teve de ser suspensa por falta de verba. Ape­sar de não haver placa de identificação de obra no local, os serviços foram iniciados na cobertura da escola – conforme informação de moradores do bairro – que, atualmente, está quase sem telha­do, com a estrutura comprometida em diversos pontos, cercada por mato e sendo utilizada como pon­to de descarte de lixo. Como contou a moradora Carliane Macedo. “Todo dia tem lixo na beira do mu­ro da escola. Como não funciona mesmo, as pessoas acabam descartando todo tipo de material por lá”, afirmou.

De acordo com o líder comunitário André Santana, que integra um comitê responsável pela vistoria da obra, a interdição da escola não chegou a prejudicar a população, uma vez que os alunos fo­ram redistribuídos entre os colégios do entorno. Mas a interrupção da implantação do Centro de Referência da Juventude gera preocupação.

“Para a comunidade, o centro é uma esperança, pois é um projeto muito amplo, que ofereceria cultura, atividades e cursos profissionalizantes para nossos jovens. Uma ação muito interessante, que beneficiaria o Bairro de Fátima e toda a região adjacente”, ressaltou.

Santana destacou ainda que nos últimos dias foram vistos funcionários no local, mas nenhuma informação oficial foi repassada à população. “A gente viu um pessoal entrando na escola ontem [sexta-feira, 4]. Eles deram a entender que a obra deve ser retomada, mas não tivemos nenhuma notícia oficializada sobre isso”, contou.

Em nota, o Governo do Estado informou que a primeira etapa de reforma foi iniciada no primeiro semestre de 2018, com a limpeza do espaço e adequação e melhoramento do telhado. Os serviços de adequação do prédio estão parados por causa do período de fim de ano, porém devem ser retomados já na próxima segunda-feira (7). Em reunião com lideranças do Bairro de Fátima, ocorrida em novembro de 2018, o Governo do Estado apresentou o andamento das obras e propôs a criação de uma comissão formada por lideranças comunitárias para acompanhar, junto aos representantes do governo, o andamento dos serviços de implantação do Centro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.