Investigação

Preso mais um envolvido na morte do prefeito Ivanildo Paiva

Polícia agora tenta localizar Carlos Ramires Lima, o Leo, e chegar aos mandantes do crime. Militares envolvidos estão no quartel da PM e os civis na unidade prisional da cidade

Daniel Júnior

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Os cinco suspeitos pela morte do prefeito Ivanildo Paiva que já estão presos e com prisão temporária decretada (Suspeito)

Imperatriz – Mais um suspeito de envolvimento no assassinato do prefeito de Davinópolis Ivanildo Paiva no dia 11 de novembro foi preso durante a tarde da última terça-feira, 11, em Imperatriz, a 632 km de São Luís. Douglas da Silva Barbosa, de 22 anos, se apresentou espontaneamente na Delegacia de Homicídios da cidade, na companhia de um advogado. Ele prestou depoimento, e posteriormente foi encaminhado para a Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) da cidade, onde cumpre prisão temporária.

“O Douglas da Silva Barbosa foi alvo também da operação que cumpriu mandados de busca e apreensão. Ele chegou a se esconder, quando percebeu a movimentação do entorno da casa dele. Em seguida se apresentou espontaneamente, prestou depoimento, deu a versão dele, trouxe informações importantes para as investigações, e foi dado o cumprimento para a prisão temporária dele. A gente agora vai trabalhar com essas informações. Tentar extrair o máximo de conteúdo que possa servir para avançar nas investigações, esclarecer e chegar até o autor, mentor do crime”, afirmou o delegado Praxísteles Martins.

De acordo com a polícia, há suspeita é de que seis pessoas estejam envolvidas direta e indiretamente na morte de Ivanildo Paiva. Dos seis mandados de busca e apreensão, cinco foram cumpridos e falta a prisão do suspeito Carlos Ramires Lima, “Léo”, que não foi localizado por não está na cidade de Imperatriz. Na casa dele foi cumprido um mandado de busca e apreensão.

O policial militar do Pará Francisco de Assis Bezerra Soares, o “Tita”, que foi preso durante a manhã da última terça-feira, 11, em Dom Elizeu (PA), também prestou depoimento, fez exames e foi transferido para o quartel do 3° Batalhão de Polícia Militar (BPM). O policial militar do Maranhão identificado como Willame Nascimento da Silva, lotado na cidade de Grajaú, ainda não havia prestado depoimento, até o fechamento desta reportagem, mas, segundo a polícia, ele também seria transferido para o quartel do 3° BPM. Durante a operação, uma moto e cinco carros foram apreendidos pela polícia.

“Este é o primeiro passo pra gente tentar montar o quebra-cabeça daqueles que de alguma forma tiveram participação ou não poderão ter participação de um evento criminoso. Depois, através de todo elemento coletado, desde o dia 11 de novembro, vamos chegar até os mandantes e a motivação do crime”, acrescentou o delegado Jefrey Furtado.

Identidade dos presos:

Os presos são Francisco de Assis Bezerra Soares, conhecido como "Tita", que é policial militar no Pará e foi preso em Dom Elizeu (PA); José Denilton Guimarães, conhecido como "Boca Rica", que é mecânico; Willame Nascimento da Silva, policial militar do Maranhão lotado em Grajaú; Jean Dearlen dos Santos, o "Jean Listrado", que segundo as investigações é pistoleiro; e Douglas da Silva Barbosa, de 22 anos.

A operação cumpriu mandados de busca e apreensão e prisão nas cidades de Barra do Corda, Grajaú e Imperatriz, no Maranhão, e Dom Elizeu, no Pará.

Relembre o assassinato de Ivanildo Paiva:

Após ser sequestrado no sábado (10 de novembro), o corpo de Ivanildo Paiva, de 57 anos, foi encontrado amarrado na manhã do domingo, 11, com marcas de tiros no peito, na cabeça, braços e costas, em uma área de plantação de eucalipto, localizada no povoado Jussara, zona rural da cidade.

Na época, o delegado Eduardo Galvão informou que a vítima tinha costume de passar os fins de semana em sua chácara, no povoado Jussara, zona rural de Davinópolis. Ainda na tarde do dia em que Ivanildo foi sequestrado, populares e parentes ficaram surpresos com o desaparecimento. A propriedade foi encontrada revirada e com marcas de sangue humano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.