O Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural (Caouma) promoveu reunião para discutir a destinação e disposição final ambientalmente adequada de resíduos sólidos no Estado do Maranhão, na quinta-feira, 6, na sede das Promotorias de Justiça da Capital. Liderou o encontro o promotor de Justiça Luís Fernando Cabral Barreto Júnior, coordenador do Caouma.
No primeiro momento, a reunião discorreu sobre a logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos, com a participação de promotores de Justiça de Meio Ambiente e representantes da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), além de associações de estabelecimentos de revenda de agrotóxicos,
Foram abordadas as providências para a criação de postos de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos nas regiões de Bacabal, Presidente Dutra, São João dos Patos, Colinas e Barra do Corda. Os representantes das associações repassaram informações dos municípios relatando que existem estabelecimentos que não são regulares e não estão associados. As associações também enumeram dificuldades como falta de recursos e as pendências para a instalação das unidades de recolhimento de cada regional.
A Aged sugeriu que as associações avaliassem a viabilidade de instalar a unidade de recebimento ou estabelecer o recebimento itinerante. Foi agendada uma reunião para o dia 25 de janeiro para que as associações apresentem as demandas de cada regional e para definir as ações conjuntas com a Inpev e Aged.
No segundo momento, a reunião teve continuidade com os promotores de justiça do Meio Ambiente das comarcas de Governador Eugênio Barros, Carutapera, Cândido Mendes, Santa Luzia do Paruá, Maracaçumé, Zé Doca, Igarapé Grande, Açailândia, Olinda Nova do Maranhão e Santa Inês.
Saiba Mais
- Iniciada obras de Ecoponto e Galpão de Triagem Vila Isabel
- Um terço do lixo tem destinação inadequada na América Latina e Caribe
- Uma causa em prol das pessoas
- Grandes geradores de resíduos sólidos terão de arcar com custos da coleta, em São Luís
- Grandes geradores de resíduos sólidos devem fazer cadastro
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Cidades