Show

Túnel do tempo musical no Teatro Arthur Azevedo

Espetáculo “MPB - A Era dos Festivais”, sucesso desde a estreia em 2016, será apresentado hoje, às 19h, durante a “II Noite da Medicina Maranhense”

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Momento do espetáculo, que celebra repertório de festivais (Era dos festivais)

SÃO LUÍS - Sucesso absoluto desde sua estreia, em 2016, o musical “MPB - A Era dos Festivais” aterrissa em São Luís para uma apresentação única hoje, às 19h, no Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol), especial para médicos convidados da “II Noite da Medicina Maranhense”, evento que prestará uma homenagem à classe médica em atuação no Maranhão.

O espetáculo foi escolhido pelos promotores do evento, as empresas DOM, SuperClínica. Laboratório Gaspar e CTR, por reunir músicas que são verdadeiros hinos da MPB e que marcaram gerações. Uma verdadeira celebração de talentos como Elis Regina, Chico Buarque, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Edu Lobo entre outros.

Com direção musical do compositor, instrumentista e cantor carioca Edu Krieger, que idealizou o espetáculo, o musical de aproximadamente 70 minutos celebra o repertório de ouro da era dos festivais dos anos 1960. Krieger traz em sua bagagem canções gravadas por cantoras como Maria Rita, Ana Carolina, Maria Gadú, Roberta Sá, Teresa Cristina, Aline Calixto, entre várias outras. Seu primeiro disco, de 2006, foi premiado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte na categoria revelação da MPB, e listado entre os dez melhores álbuns do ano pelo jornal O Globo. Já o segundo CD, intitulado “Correnteza”, de 2009, contou com participações especiais de João Donato e Rildo Hora.

A apresentação revela a atualidade das canções nascidas há cinco décadas e a importância da preservação desse legado, que se tornou referência matriz para toda a produção da MPB desde então. No roteiro, destacam-se sucessos como “Arrastão” (Edu Lobo e Vinícius de Moraes), “A Banda” (Chico Buarque), “Disparada” (Geraldo Vandré e Theo de Barros), “Ponteio” (Edu Lobo e Capinam), “Alegria, Alegria” (Caetano Veloso), “Pra não dizer que não falei de flores” (Geraldo Vandré) e “Fio maravilha” (Jorge Ben Jor), entre vários outros sucessos.

Repertório

A pesquisa de repertório levou em conta os principais festivais de música realizados nos anos 1960, exibidos pelas TVs Excelsior, Record, Rio e Globo. Os arranjos são assinados por Marcelo Caldi, um dos mais reconhecidos músicos da nova geração brasileira. Caldi já se Apresentou ao lado de artistas como Gilberto Gil, Elba Ramalho, Chico César, Zé Calixto, Geraldo Azevedo e Fabiana Cozza, além de atuar como solista de acordeom em concertos de renomadas orquestras como a da Petrobras.

Outro destaque do elenco é a estrela Nina Wirtti, considerada uma “revelação fulgurante” e um dos maiores destaques da nova geração da MPB. Nina á se apresentou ao lado dos maiores instrumentistas do Brasil, como Yamandu Costa, Hamilton de Holanda e Marcelo Caldi, e foi destaque em diversos Projetos como “Sarau para Lupicínio” e “Rosa de Ouro”, em que interpretou Clementina de Jesus. É cantora da Gafieira do Bebê, e lançou recentemente o álbum “Chão de caminho”, em duo com o bandolinista Luis Barcelos.

O show “MPB – a Era dos Festivais” revela como as letras e melodias desse repertório calam fundo na alma das pessoas. Ao provocar emoção, também evocam diálogo – um diálogo de gerações, pois os artistas presentes no palco são filhos diretos da geração dos anos 1960.

Músicas atemporais, e que retratam a luta por um país e uma sociedade mais democrática e igualitária. Em seu nascedouro, a MPB embalou um sonho modernista, de unir o Brasil por meio de sua cultura, num franco diálogo antropofágico.

O caráter político, de protesto e conscientização, também é marca do cancioneiro dessa época. Destaca-se ainda a excelência musical dos artistas do espetáculo e o envolvimento afetivo com o universo temático, além das intervenções teatrais, buscando aproximar os vários campos da arte em um musical que marca e emociona a quem assiste. Uma bela atração para homenagear aqueles profissionais que no seu dia a dia lutam pela vida e são incansáveis na rotina de aliviar dores e curar as doenças do corpo e da alma.

Serviço

O quê

“MPB - A Era dos Festivais”

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol)

Evento para convidados

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.