Operação

Blitz Urbana derruba casebres da Vila Quera

Ocupação ficava em área de mangue, à margem da Av. Ferreira Gullar; moradores receberam benefícios

Daniel Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Palafitas foram derrubadas e moradores recebem aluguel social (palafitas)

Casebres situados na Vila Quera, no entorno da Avenida Ferreira Gullar, no São Francisco, em São Luís, foram derrubados na última quarta-feira, dia 17, por equipes da Prefeitura, por meio da Blitz Urbana. De acordo com informações da vizinhança, esses moradores tinham o prazo até o dia 15 deste mês para sair da área, que fica muito perto do mar, e todos eles recebem o benefício do Aluguel Social, cedido pela Gestão Municipal.

A poucos metros da Vila Quera, casebres da Vila Jumenta também já estão no cronograma da ação da Blitz Urbana, conforme moradores. “Umas pessoas da Prefeitura vieram aqui e fizeram o nosso cadastro, para recebermos um apartamento do Minha Casa Minha Vida, que fica situado aqui perto. Eu gostei, porque, como moramos muito perto do mar, quando chove ficamos ilhados”, explicou a doméstica Cristiane Vieira, de 46 anos, que reside em uma casa de tijolo.

O Estado constatou operários trabalhando no conjunto habitacional do Minha Casa Minha Vida situado bem em frente à Vila Jumenta, na Avenida Ferreira Gullar. “Nos informaram que vamos mudar para esse condomínio, que já está com as obras quase concluídas. Se for para o nosso bem, podem derrubar tudo aqui”, completou.

O cenário dessas duas vilas é de precariedade. Palafitas foram fixadas bem perto do mar, na área de mangue. Os moradores ficam bem vulneráveis à maré, que pode causar desmoronamento dos casebres.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.