A morte da idosa Hilda Ferreira Barbosa, de 65 anos, ocorrida em frente ao Hospital Macrorregional Dr. Jackson Lago, na cidade Pinheiro na última quinta-feira, desconstruiu o discurso do Governo do Maranhão de investimentos em centros de hemodiálise no estado.
A idosa se submetia a tratamento de hemodiálise semanalmente em São Luís. Ela era obrigada a viajar por mais de 8 horas por dia, três vezes por semana, para ter acesso ao tratamento de saúde.
A morte de Hilda Ferreira Barbosa e a não inauguração dos centros de hemodiálise nas regionais do interior do estado foi tema de reportagem na edição de quinta-feira do Jornal Hoje, da TV Globo.
O trágico caso, mais um relacionado ao sofrimento enfrentado por pacientes em tratamento de hemodiálise no Maranhão, desmontam o discurso do Governo do Estado de investimentos no setor.
Em agosto do ano passado, na ocasião da vistoria do Executivo Estadual a obra de uma unidade para tratamento de hemodiálise na capital, os secretários de Estado de Saúde e de Infraestrutura, Carlos Lula e Clayton Noleto, respectivamente, prometeram a inauguração de Centros de Nefrologia e Hemodiálise em São Luís, Pinheiro e São José de Ribamar, para até dezembro de 2017.
Na oportunidade, Lula assegurou que a peregrinação de pacientes do interior do estado para a capital, iria acabar. Até o momento, contudo, a promessa não foi cumprida.
“Muitas vezes os pacientes renais crônicos ocupam leitos de UTI para poder fazer o procedimento de diálise. Ao ampliar o número de centros, abrimos vaga no leito de UTI e acabamos com a peregrinação dos pacientes do interior para a capital”, prometeu na ocasião, o secretário Carlos Lula.
Se esquivou - O governador Flávio Dino, candidato à reeleição pelo PCdoB, também já se posicionou sobre o tema.
No início do mês, em entrevista concedida ao vivo ao JMTV 1ª edição, da TV Mirante, o comunista tentou se esquivar da responsabilidade de colocar os centros de hemodiálise em funcionamento, fazendo uma relação com o problema nas gestões passadas.
Continua após a publicidade..
"Sempre faltou. Câncer: quantos pontos de radioterapia havia no Maranhão? Somente um. E nós botamos tratamento contra o câncer em Caxias e no caso da hemodiálise, nós estamos ampliando. Por exemplo em Chapadinha já começou a funcionar, em Pinheiro vai começar a funcionar. (…) Existem problemas? Claro que existem e eu não escondo problemas. O que eu discordo é que vocês e outros tantos só tenham enxergado problemas agora, mas estamos corrigindo os problemas que encontramos. Esses três anos de governo foram para corrigir esses problemas e estamos corrigindo”, disse.
OUTRO LADO
Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) se posicionou na sexta-feira sobre a morte da idosa, paciente de hemodiálise. Na nota, a pasta volta a prometer a inauguração do centro de hemodiálise de Pinheiro, para até o fim deste mês.
Abaixo, a íntegra do posicionamento da SES.
"A Secretaria de Estado da Saúde (SES) lamenta a morte da paciente que estava em tratamento em São Luís e informa que a mesma foi orientada a permanecer na capital por recomendação médica. A SES esclarece, ainda, que:
1. A equipe do Hospital Macrorregional de Pinheiro prestou toda a assistência à paciente. Inclusive, um médico da unidade entrou no microônibus para realizar o primeiro socorro, e, em seguida, a paciente foi submetida aos procedimentos clínicos exigidos neste caso, dentro do hospital;
2. O serviço de hemodiálise de Pinheiro será inaugurado ainda em setembro e funcionará dentro do Hospital Macrorregional;
3. Como parte da expansão do serviço de hemodiálise no interior do estado, deu-se início ao atendimento dos pacientes crônicos renais na cidade de Chapadinha esta semana e, em janeiro, o município de Balsas também contará com o serviço."
Saiba Mais
- MP ajuíza ACP para sinalização do parquinho da Avenida Litorânea
- Simplício Araújo diz estar contente com instalação da loja Havan em São Luís
- Governo do Maranhão libera metade de parcela do 13º salário referente a 2021
- Carlos Brandão assume o Governo e reúne secretários
- Governo do Maranhão prevê Orçamento de 2020 menor que o de 2019
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Política