Em cartaz

Reinterpretação de Debret com influências maranhenses

A mostra ''Missão Artística Maranhense”, de Alexandre Mourão, está em cartaz na Galeria Trapiche até o dia 19 de outubro; visitações são gratuitas e podem ser feitas de segunda a sexta, das 14h às 19h

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Uma das obras em cartaz na exposição “Missão Artística Maranhense”, de Alexandre Mourão (Expo Alexandre Mourão)

SÃO LUÍS - Relacionar o passado e o presente é o foco da mostra “Missão Artística Maranhense”, que o artista Alexandre Mourão mantém em cartaz até o dia 19 de outubro na Galeria Trapiche Santo Ângelo (Praia Grande). A exposição se dá a partir de apropriações de imagens do livro "O Universo: Brasil, Colômbia e Guianas" de 1837, do autor francês Ferdinand Denis (1789-1890). As visitações, gratuitas, podem ser feitas de segunda a sexta, das 14h às 19h.

A obra é uma rara edição que inclui 83 gravuras em preto e branco de diversos artistas, entre eles Jean-Baptiste Debret que abordao Brasil colônia, descrevendo o povo e costumes da época.

Na mostra, lado a lado, estão as obras originais impressas de Debret, destacadas do livro, e as aquarelas de Alexandre Mourão cuja reinterpretação recebe forte influência da cultura maranhense, provocando um diálogo entre a história e o momento presente. O conjunto aguça de maneira crítica o sentido estético, histórico e político, territórios que artista percorre de maneira singular.

A mostra é uma das selecionadas na Chamada Pública Ocupação Trapiche #10 e tem curadoria de Regiane Caire Silva.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.