Eleições 2018

TRE já deferiu 17 pedidos de registro de candidatura no MA

Por enquanto somente do senador Edison Lobão e seus dois suplentes e mais 14 candidatos a deputado federal estão aptos para disputar a eleição de outubro

Carla Lima/Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Lobão e Edilázio foram os primeiros a ter registros aprovados (Lobão)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão começou a julgar os pedidos de registro de candidatura para as eleições de 2018. Por enquanto, 17 candidatos tiveram seus registros deferidos entre candidatos ao Senado, suplentes de senadores e mais postulantes a Câmara dos Deputados, em Brasília. Os dados constam no site da Justiça Eleitoral, que mostra também que o primeiro suplente do candidato a senador da coligação “União e Coragem para fazer um Maranhão melhor”, Thiago Maranhão, renunciou ao pedido de candidatura.

O primeiro candidato na eleição majoritária a ter o pedido de candidatura deferido foi o senador Edison Lobão (MDB) da coligação “Maranhão quer mais”. Ele, que concorre a reeleição, tem como suplentes Lobão Filho (1º suplente) e Antônio Leite (2º suplente). Nos dois casos, os pedidos de registro também foram deferidos.

Além dos candidatos ao Senado, também já estão aptos a concorrer a eleição de outubro 14 candidatos a deputado federal. Todos da coligação “Maranhão quer mais 1” que têm MDB, PV, PRP, PMB, PSC e PSD. Já estão na lista dos postulantes a uma vaga na Câmara Federal Edilázio Júnior (PSD), Professora Cláudia (PMB), Selam Carvalho (PMB), Sônia Bandeira (MDB) e Victor Mendes (MDB).

Não há registro deferido para os candidatos a deputado estadual. Ainda aguardam julgamento dos pedidos feitos do dia 20 de julho a 5 de agosto.

Desistência

Thiago Maranhão (PSDB) pediu registro de candidatura como candidato a primeiro suplente de José Reinaldo Tavares (PSDB), que concorre ao Senado pela coligação “Coragem e União para fazer um Maranhão melhor”. No entanto, consta nos dados da Justiça Eleitoral que Thiago renunciou à candidatura.

Thiago Maranhão, que é médico e filho do deputado federal Waldir Maranhão (PSDB), ficou conhecido no estado ainda em 2016 quando teve o nome envolvido em escândalo no Maranhão. O médico tinha uma nomeação no Tribunal de Contas do Estado (TCE) sem trabalhar já que estava no Rio de Janeiro fazendo residência médica.

foi obrigado pela Justiça a devolver todo o dinheiro (cerca de R$ 560 mil) que recebeu indevidamente no tribunal entre 2013 e 2016. Na época, Thiago Maranhão pediu que o valor fosse devolvido em 24 parcelas.

Com renúncia de Thiago Maranhão, Zé Reinaldo Tavares tem até o próximo dia 17 de setembro para apontar o substituto do médico.

Mais

No Maranhão, foram pedidos 6 registros de candidaturas para governador e vice, 11 senadores e 22 suplentes de senador, 203 deputados federais e 499 deputados estaduais. A Justiça Eleitoral nos estados tem até o próximo dia 17 para julgar todos os pedidos de registro de candidaturas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.