SAÚDE

Sociedade Maranhense de Pediatria esclarece sobre a amamentação

Mês de agosto é dedicado à intensificação das ações de promoção ao aleitamento materno; amamentação tem significativa importância para saúde do bebê e também da mãe

IGOR LINHARES / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

O “Agosto Dourado”, como é denominado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, é dedicado especialmente à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. O tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2018 é “Amamentação: a base da vida”, chamando a atenção para importância vital do ato na construção de uma saúde com base sólida. O Estado entrevistou a presidente da Sociedade Maranhense de Pediatria, Marynea do Vale, que respondeu algumas questões relacionados ao aleitamento materno.

Por quanto tempo a mãe deve amamentar o bebê?
A amamentação deve ser exclusiva até o sexto mês de vida e de forma complementar até dois anos ou mais. Em torno de 45% das mães, no Brasil, amamentam de forma exclusiva até o sexto mês de vida. Por isso a necessidade das campanhas para reforçar o ato de amamentar e aumentar esse número percentual.

Qual ênfase é dada nos consultórios de pediatria acerca do aleitamento materno?
A primeira ênfase para as mães é dada ainda na maternidade, porque todo bebê na hora em que nasce deve ir ao contato pele a pele, no seio da mãe na primeira hora de vida. Quando a mãe retorna ao consultório após os primeiros 10 dias de vida do bebê, isso já deve estar bem estabelecido e o pediatra precisa reforçar que o leite materno é suficiente para manter o bebê bem nutrido até o sexto mês vida.

Quais mitos existem em torno da amamentação?
Existem muitos mitos e inverdades que se propagam no meio popular, que o leite é fraco, que não sustenta o bebê e tantas outras situações que as mães têm muitas dúvidas e que às vezes uma passa para a outra uma experiência negativa e aquilo acaba ficando como verdade.

As mães mais jovens possuem resistência em alimentar?
A maturidade que falta nesse estágio da população feminina contribui para isso. Por isso, é importante que a amamentação tenha apoio da família, apoio da instituição de saúde, apoio de todos de forma que essa mãe possa amamentar e ossa ficar segura de que aquele é o alimento ideal para o seu bebê.

A vaidade e a estética pode ser um ponto de resistência?
Sim. Muitas pessoas dizem que amamentar deixa os seios flácidos, e isso é uma outra inverdade, porque as glândulas do seio enchem, a criança suga e o músculo é forte. Tudo isso depende da constituição muscular de cada mulher.

Quanto a polêmica de amamentar em público, qual a orientação da pediatria?
Todas as mulheres devem amamentar em qualquer situação, horário e lugar. Se está dito que o aleitamento materno salva vidas, não existe nenhuma razão para se proibir, em qualquer situação que essa mulher esteja, de que ela não possa amamentar. Ela pode amamentar em público. Ela e o bebê que decidem se aquele é o horário, momento […] mas todas as mulheres podem amamentar em qualquer lugar que ela queira, inclusive em público.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.